Professor do Departamento de Física da UFPE é eleito membro da TWAS

Eleição de Anderson Gomes é reconhecimento da sua excelente contribuição para a ciência e sua promoção no mundo em desenvolvimento

O professor Anderson Stevens Leonidas Gomes, do Departamento de Física (DF) da UFPE, foi eleito para ser um “fellow” (membro) da “The World Academy of Sciences (TWAS) for the advancement of science in developing countries” (Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência nos países em desenvolvimento – TWAS), com efeito a partir de 1º de janeiro de 2023 e tem validade vitalícia. A eleição do professor Anderson Gomes pelos outros “fellows” foi um reconhecimento da sua excelente contribuição para a ciência e sua promoção no mundo em desenvolvimento.

O critério principal para a eleição como um membro da TWAS é a excelência científica. Apenas aqueles cientistas que obtiverem os padrões internacionais mais altos e fizerem contribuições significantes para o avanço da ciência podem ser denominados como “fellows”. TWAS apoia a prosperidade sustentável através da pesquisa, educação, política e diplomacia.

Localizada em Trieste, na Itália, a TWAS é uma “unidade de programa” dentro da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), uma agência especializada sob o Artigo 63 da Carta das Nações Unidas, e uma organização internacional intergovernamental com sede em Paris, França.

Hoje, a TWAS tem 1.296 membros eleitos - alguns dos cientistas e engenheiros mais talentosos do mundo - representando mais de cem países; 11 deles são laureados com o Nobel. Cerca de 84% vêm de países em desenvolvimento, e o restante são cientistas do mundo desenvolvido, cujo trabalho teve um impacto significativo no sul. Os “fellows” da TWAS são a base de todo o trabalho da Academia.

CURRÍCULO - Anderson S. L. Gomes concluiu a graduação (Licenciatura, 1978) e mestrado em Física (1982) no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco. Realizou o doutorado em Física no Imperial College of Science, Technology and Medicine, University of London (1986), e pós-doutorado na Brown University (1992). É professor titular no Departamento de Física da UFPE, onde atua como professor permanente desde 1990. É pesquisador 1A do CNPq. É membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Física e em Odontologia (UFPE) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais da Univasf. Suas atividades científicas são na área de nanofotônica, biofotônica, óptica não linear e comunicações ópticas.

É coautor de mais de 300 artigos científicos e supervisionou 39 dissertações de mestrado e 20 teses de doutorado. É “fellow” da OPTICA (antiga OSA), da qual foi presidente do Conselho Internacional (2011-2012). É também membro e conselheiro da Sociedade Brasileira de Física, membro e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, membro da SPIE e da IEEE. Foi membro do CA-CNPq, do Conselho Superior da Facepe e coordenou a área de Física e Astronomia da Capes de 2008 a 2010. Atua como árbitro de várias revistas internacionais em sua área de conhecimento (Optics Letters, Optics Express, Physical Review, J. of Biomedical Optics, Electronics Letters etc.). Foi Editor Associado da revista Advances in Optics and Photonics, da Optical Society of America (2012-2014). É editor associado da revista Light: Science and Applications (Nature Group) no período 2019-2022.

Tem atuado como coordenador científico ou presidente de diversas conferências nacionais e internacionais no Brasil. Em 2010, foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, Classe Comendador na área de Ciências Físicas (Decreto de 27 de dezembro de 2010). Em 2010, atuou como secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, e foi secretário de Educação de Pernambuco, no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2012. Foi membro designado do Conselho Técnico Cientifico de Educação Básica da Capes (2015-2017). Foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências em dezembro de 2015. Mais detalhes das linhas de pesquisa acesse o site do professor. www.andersongomes.com