Pós-Graduação em Química realiza colóquio virtual amanhã (22)

O evento acontecerá às 15h, na plataforma Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPG-Química) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove colóquio on-line amanhã (22), às 15h. O evento, intitulado “Eletrônica híbrida baseada em estruturas metalorgânicas de superfície”, será conduzido pelo professor Carlos Cesar Bof Bufon (CNPEM-LNNano). O evento é aberto ao público e será realizado através do Google Meet.

Resumo

Os SURMOFs (do inglês, Surface-Mounted Metal–Organic Frameworks) são uma classe de materiais nanoestruturados híbridos, na forma de filme fino, cujo interesse tecnológico vem crescendo nos últimos anos. Sua estrutura pode ser obtida de maneira ordenada, a partir do acoplamento de um metal ou óxido metálico com moléculas orgânicas, camada por camada. Uma das principais características dos SURMOFs é sua elevada porosidade, chegando a valores de área superficial de 6.500 m2/g. Na forma bulk, os MOFs porosos surgiram entre 1998 e 1999, e, desde então, mais de 6 mil estruturas diferentes já foram reportadas experimentalmente. Tal diversidade de estruturas se reflete na ampla variedade de aplicações encontradas, que vão desde a catálise até dispositivos ópticos, elétricos e sensores. As aplicações para os SURMOF, por outro lado, ainda são bastante limitadas, uma vez que vários desafios tecnológicos ainda precisam ser vencidos para que sejamos capazes de entender as propriedades físicas/químicas dessas nanoestruturas, e aproveitá-las em aplicações relevantes. Neste seminário, serão apresentados os resultados obtidos no último ano nas áreas de fabricação e caracterização de dispositivos a partir de filmes nanoestruturados de SURMOFs.

Professor Petrus Santa Cruz

petrus.santacruz@ufpe.br