Voltar

Pós-Graduação em Química promove colóquio sobre jornada científica de egressa do Programa

O encontro será realizado na próxima quarta-feira (31), às 15h, no Auditório Professor Benício de Barros Neto

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQuímica) da UFPE promoverá um colóquio intitulado “Minha jornada científica: da escuridão à luz”. O encontro será realizado nesta quarta-feira (31), às 15h, no Auditório Professor Benício de Barros Neto, do Departamento de Química Fundamental (DQF). O tema será apresentado pela egressa do PPGQuímica Elaine Cavalcanti Rodrigues Vaz.

A convidada possui graduação em Química (bacharelado), doutorado em Química e pós-doutorado em Engenharia Biomédica, todos realizados na UFPE. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Materiais Nanoestruturados. Atua principalmente na área de funcionalização de nanotubos de carbono, visando o desenvolvimento de rotas alternativas na funcionalização dos mesmos para aplicação em biodispositivos nanoestruturados, nanocompósitos e dispositivos nanoestruturados conversores de luz.

O colóquio tem como objetivo apresentar as linhas de pesquisas desenvolvidas por Elaine Vaz desde o início da graduação no DQF, sendo pioneira no desenvolvimento de rotas de funcionalização de nanotubos de carbono, até o desenvolvimento do Dispositivo Nanoestruturado Conversor de Luz (DNCL), patenteado como resultado de seu doutorado. 

Além disso, serão apresentadas as linhas de pesquisa que foram desenvolvidas enquanto docente em programas de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, bem como as pesquisas de pós-doutorado. Também serão incluídas aquelas que serão implantadas como professora na Escola Politécnica de Pernambuco (Poli-UPE). “Será o resumo de uma trajetória da qual tenho orgulho, por todos os desafios vencidos e os que ainda estão por vir. Trajetória essa regada por muito amor e dedicação à ciência e ao ensino”, aponta a pesquisadora.

Data da última modificação: 29/05/2023, 13:28