Pós-Graduação em Ciências de Materiais da UFPE promove colóquio nesta segunda-feira (14)

O evento será transmitido via Microsoft Teams a partir das 15h

O Programa de Pós-Graduação em Ciências de Materiais (PPGMtr), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove um colóquio nesta segunda-feira (14). O evento, intitulado “Manipulação de átomos individuais na superfície de nanomateriais bidimensionais”, será transmitido via Microsoft Teams, a partir das 15h. O palestrante será o professor Daniel Grasseschi, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Daniel Grasseschi possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em Química pela universidade de São Paulo (2015), na área de síntese e funcionalização de nanopartículas metálicas para aplicação em Sensores Raman Intensificados por Superfície. É pós doutorando no Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologia (Mackgrafe), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018) e no Centro de Materiais Bidimensionais e Lamelares da Pennsylvania State University (2017).

Resumo

A manipulação em escala atômica de materiais bidimensionais (M2D) tem sido alcançada por meio de soluções substitucionais ou engenharia de defeitos. Na maioria dos casos, essas modificações apresentam alto grau de aleatoriedade e baixo rendimento e, em materiais altamente dopados, podem comprometer sua cristalinidade e propriedades eletrônicas. Portanto, como podemos explorar a superfície dos materiais bidimensionais manipulando átomos isolados de metais de transição (STM), controlando sua distribuição e especiação e aprimorando as propriedades do material para os nanodispositivos de próxima geração? Espera-se uma semelhança entre a física de estado sólido e a química de coordenação clássica; no entanto, essas duas áreas dificilmente influenciam uma à outra. A ancoragem de STM nos M2D pode ser vista como a formação de um complexo de coordenação; portanto, sua termodinâmica, cinética e reconhecimento molecular dos ligantes auxiliares podem ser explorados para alcançar a manipulação em escala atômica da superfície do M2D. O isolamento e a coordenação de átomos de transição isolados na superfície de materiais bidimensionais por meio de uma abordagem química de coordenação constitui uma rota inovadora, direta e excepcionalmente eficaz para alterar as propriedades eletrônicas, magnéticas, térmicas e ópticas de seus de materiais A compreensão dessa abordagem abre caminho para a manipulação em grande escala de átomos individuais e fornece uma rota promissora para projetar novos materiais para nanodispositivos de alto desempenho.

Data da última modificação: 11/06/2021, 13:07