Pós em Química promove seminário sobre desafios para a implantação de grupo de pesquisa fora dos grandes centros do país

Cristiane Philippini é professora do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Nesta quarta-feira (27), a partir das 15h, o Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE (PPG-Química) promoverá mais uma edição do seu tradicional webcolóquio com ex-alunos do programa. Nesta edição do encontro, o PPG-Química irá receber Christiane Philippini, professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que falará sobre “Química de Materiais fora do eixo: de Biomateriais a Pigmentos”. Gratuito e aberto para todos os públicos, o seminário será transmitido através da plataforma Microsoft Teams.

Nesta palestra, Christiane falará sobre trabalhos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa de Materiais Funcionais e Estruturais (GPMFE) da UEPG, e sobre os desafios enfrentados para a implantação e a consolidação de um grupo de pesquisa fora dos grandes centros do País, além das conquistas alcançadas pelo grupo na produção científica e formação de recursos humanos.

CURRÍCULO – Christiane Philippini Ferreira Borges é bacharel em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestre em Ciências (Química Orgânica) também pela UFPE (1991) e doutora em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo – IQSC (1994). É professora associada do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa, tendo atuado como diretora de Pós-Graduação da UEPG de 2006 a 2011, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada de 2005 a 2006 e coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Química Tecnológica da UEPG de 2015 a 2018. Integrou o Conselho Técnico-Científico/Comitê de Gestão do Programa Pibic/UEPG 2017/2018 e atualmente é integrante da equipe do Programa Docência no Ensino Superior da UEPG. Atua nos temas: Materiais Funcionais e Estruturais, Avaliação de Compostos Bioativos e Docência no Ensino Superior.

petrus.santacruz@ufpe.br

Data da última modificação: 25/01/2021, 16:58