Pós em Química promove amanhã (16) seminário on-line com presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais

Evento ocorrerá amanhã (16), a partir das 15h, através do Google Meet

Amanhã (16), a partir das 15h, o Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE irá promover seminário on-line com a presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), Mônica Cotta (Unicamp). O encontro abordará os avanços na área de materiais que são responsáveis por grande parte de nossa tecnologia, e são obtidos por pesquisadores com diferentes formações acadêmicas, das ciências naturais às engenharias. Gratuito e aberto para todos os públicos, o seminário será transmitido através da plataforma Google Meet.

A SBPMat tem papel relevante em fomentar a interação dessa comunidade eclética no país. Neste colóquio, Mônica falará um pouco da trajetória dessa sociedade científica e trará um exemplo de pesquisa interdisciplinar na fronteira com a Biologia. De seus projetos, apresentará estudos sobre adesão bacteriana e a formação de biofilmes, comunidades multicelulares estruturadas relacionadas à patogenicidade destes microrganismos.

A professora também discutirá a aplicação de técnicas de microscopia e espectroscopia na nanoescala para o estudo do ciclo de vida do fitopatógeno Xylella fastidiosa, da adesão de célula única até a formação de biofilmes. Por fim, discutirá o uso de nanofios semicondutores como sensores de força para quantificar a interação célula-superfície e para o estudo in situ de drogas usadas no controle da infecção por X. fastidiosa em plantas.

Mônica Cotta é doutora em Física pela Unicamp (1991), com pós-doutorado na AT&T Bell Laboratories (Murray Hill, USA, 1991-1993). É professora titular (MS6) no Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, atual presidente da SBPMat (B-MRS) e editora associada da revista ACS Applied Nano Materials. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciência dos Materiais e Física Biológica.

Data da última modificação: 15/09/2020, 15:43