Pesquisadores da UFPE publicam artigo na Mathematische Zeitschrift - Springer Nature sobre equação que modela “ondas de água”

Autores são Roberto de Almeida Capistrano-Filho, professor do Departamento de Matemática, e Ademir Benteus Pampu, que realizou pós-doutorado na UFPE

Pesquisadores do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ligados ao Grupo de Pesquisa em Equações Diferenciais Não Lineares, publicaram artigo, no último dia 20, na revista Mathematische Zeitschrift – Springer Nature, reconhecida na comunidade matemática. O trabalho aborda a equação de Schödinger e as “water waves” ou “ondas de água”.

O artigo intitula-se “The fractional Schrödinger equation on compact manifolds: global controllability results”. Os autores são Roberto de Almeida Capistrano-Filho, que é professor do Departamento de Matemática da UFPE, e Ademir Benteus Pampu, que realizou pós-doutorado na UFPE e atualmente é professor substituto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O artigo generaliza um resultado de 2006 (Dehman, B., Gérard, P. , Lebeau, G.: Stabilization and control for the nonlinear Schrödinger equation on a compact surface. Math. Z. 254, 729–749 (2006)) na mesma revista. No recente artigo, os autores estudam uma equação que modela “water waves” ou “ondas de água”. As ondas de água são ondas de superfície, uma mistura de ondas longitudinais e transversais, ou seja, ondas de superfície são deformações da superfície do mar.

No resultado de 2006, os autores são capazes de mostrar que a equação de Schödinger (equação diferencial parcial que descreve como o estado quântico de um sistema físico muda com o tempo) é controlável em duas dimensões em certo ambiente (espaço). No trabalho mais recente, os autores são capazes de descrever esse fenômeno em um espaço de dimensão maior que dois e para equações mais gerais que a anteriormente citada.

Conforme os autores, para a comunidade matemática, isso é um importante passo para compreender como a dimensão do espaço e a equação se comunicam de modo a prever o comportamento das soluções associadas ao sistema.

Professor Roberto de Almeida Capistrano-Filho

roberto.capistranofilho@ufpe.br