Voltar

Departamento de Física promove colóquio sobre pesquisas eleitorais

A conversa será conduzida pelo professor Cristiano Ferraz, do Departamento de Estatística da UFPE

O Departamento de Física (DF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promoverá, nesta sexta-feira (9), às 16h, um colóquio com o tema “Pesquisas Eleitorais na era de Ciência de Dados”. A conversa será conduzida pelo professor Cristiano Ferraz, do Departamento de Estatística da UFPE. O evento ocorrerá de modo presencial e será realizado no auditório do DF.

O palestrante é PhD em Estatística pela Iowa State University e membro do International Statistics Institute e da Comissão de Amostragem do Inep. O professor também é especialista em planejamento estatístico de amostras, com experiência no planejamento de amostras complexas nacionais e internacionais. Além disso, foi membro da Comissão Consultiva do Censo Agropecuário Brasileiro de 2017 (IBGE), e integrante de Comitê de Assessoramento Científico da FAO – Órgão das Nações Unidas para a Agricultura e Combate à Fome.

Resumo

Pesquisas eleitorais conquistaram seu espaço como atores políticos na sociedade em época de eleições. Não obstante, desde o retorno às eleições diretas em 1989, acumulam no Brasil (e no mundo) experiências que oscilam entre acertos e erros, que motivam debates e instigam o senso comum dos eleitores. Afinal de contas, pesquisas são confiáveis? Como são feitas? E qual a relação delas com o Método Estatístico? Nesta palestra essas questões serão abordadas numa conversa franca. A história do método representativo, precursor da teoria da amostragem, será revisitada, alguns resultados importantes de pesquisas eleitorais comentados, e desafios para a melhoria de tais pesquisas, na era da ciência de dados e Big Data, discutido.

Mais informações
posgrad.df@ufpe.br

Data da última modificação: 06/09/2022, 14:43