Departamento de Física da UFPE promove seminário nesta segunda-feira (1º)

O evento será realizado via Zoom, às 16h

O Departamento de Física (DF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove nesta segunda-feira (1º) um seminário intitulado “Teaching large intro-level physics classes online during Covid at the University of Michigan”. O evento será apresentado pelo professor Yuri Popov, da University of Michigan, que tem pesquisas na área da física teórica da matéria condensada suave. O seminário será realizado via Zoom a partir das 16h.

Dois temas principais da pesquisa do professor Yuri Popov são os coloides (minúsculas partículas sólidas dispersas uniformemente em um fluido) e polímeros (moléculas semelhantes a cadeias longas compostas por muitas subunidades estruturais repetidas conectadas por ligações covalentes). O pesquisador investigou fenômenos e desenvolveu modelos baseados no poderoso maquinário da física estatística. Sua pesquisa sobre coloides envolveu o chamado problema da “mancha de café”: quando uma gota coloidal seca, por que o resíduo fica totalmente concentrado em seu perímetro? (Porque uma evaporação mais forte nas bordas conduz a deposição).

grad@df.ufpe.br

Data da última modificação: 29/01/2021, 06:53