Departamento de Física da UFPE promove colóquio amanhã (28)

O evento acontecerá via Google Meet

O Departamento de Física (DF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizará amanhã (28), às 16h, o colóquio “A inovação pedagógica no IF-UFF”. O evento será ministrado pelo professor Jorge Sá Martins (Instituto de Física, da Universidade Federal Fluminense). O evento acontecerá no Google Meet e os interessados em participar devem entrar com seus microfones desligados e, preferencialmente, logados no e-mail institucional (@ufpe.br).

Resumo

Neste colóquio, faço uma defesa da necessidade de modernização da pedagogia universitária na área de STEM apontando algumas evidências da ineficácia das aulas expositivas que nos acostumamos a ministrar. Estas são, em geral, cópias de modelos com os quais convivemos em nossa formação e que acreditamos terem sido instrumentais para nos introduzir à carreira de pesquisador. Apresento, em seguida, os resultados de algumas experiências pedagógicas que levamos a cabo no Instituto de Física da UFF, discutindo alguns pressupostos de cada modelo e as características de suas implementações. Concluo com alguns comentários relativos à adaptação destas inovações ao ensino mediado por tecnologia.

Secretaria de Pós-Graduação

posgrad@df.ufpe.br