Departamento de Física da UFPE promove colóquio amanhã (13) sobre inteligência artificial

O evento será realizado a partir das 16h, via Google Meet

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Professor Osvaldo vai falar sobre o futuro da física com a AI

O Departamento de Física (DF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza amanhã (13) o colóquio “O futuro da física com a inteligência artificial”. A palestra será ministrada pelo professor Osvaldo N. Oliveira Jr., do Instituto de Física de São Carlos, da USP. O evento será realizado às 16h, via Google Meet. Os organizadores orientam os participantes a entrarem com o microfone desligado e logados, de preferência, com o e-mail institucional (@ufpe.br).

Resumo

A inteligência artificial deve revolucionar a ciência e a tecnologia, com enorme impacto para a sociedade. Em física e áreas relacionadas, por exemplo, têm sido empregados métodos de aprendizado de máquina no design de novos materiais e na análise de dados de sensores e biossensores para diagnóstico. Neste seminário, será apresentada uma visão geral de alguns dos usos da inteligência artificial, com ênfase no processamento de dados de biossensores para diagnóstico clínico. Ressalte-se que tais dados podem se originar de qualquer princípio de detecção, incluindo imagens de amostras biológicas ou dos biossensores. Isso será exemplificado com o diagnóstico de câncer de próstata usando genossensores. Também será apresentado um modelo conceitual de sistemas de diagnóstico assistido por computador que combinam dados de diferentes naturezas, como texto, dados de sensores e imagens.

Data da última modificação: 12/11/2020, 15:38