Voltar

Pós-Graduação em Matemática realiza defesa de tese na quarta-feira (29)

O trabalho será defendido na Sala 209 do Departamento de Matemática

O Programa de Pós-Graduação em Matemática vai realizar no dia 29 deste mês a defesa da dissertação de mestrado “Irreducible classes and barycentric subdivision on triangle-free 3-connected matroids”. O trabalho, de Jaime Cesar dos Santos Filho, orientado pelo professor Manoel José Machado Soares Lemos, será defendido às 14h, na Sala 209 do Departamento de Matemática da UFPE.

A banca examinadora será composta pelos professores Eduardo Shirllipe Goes Leandro (DMAT/UFPE), Henrique de Barros Correia Vitório (DMAT/UFPE), Sóstenes Luiz Soares Lins (CIn/UFPE) e Silvio de Barros Melo (CIn/UFPE).

Resumo

O trabalho começa com um resultado de cobertura para as matroides 3-conexas livre de triângulos, mostrando que todo elemento pertence a certas configurações de circuitos e cocircuitos. Usando este resultado é possível evitar uma das operações de redução acrescentando à classe das matroides 3-conexas livre de triângulos uma família de matroides que podem ser descritas através de uma bijeção com uma família de matroides trianguladas. Na construção dessa correspondência biunívoca, generalizamos a operação de sub-divisão baricêntrica para os triângulos numa matroide.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Matemática
(81) 2126.8409

 

Data da última modificação: 17/01/2020, 11:30