Colóquio de Física discute transporte eletrônico quântico

A palestra é organizada pela Pós-Graduação em Física e será no auditório do DF, às 16h

O Colóquio de Física da UFPE ocorre nesta sexta-feira (30) para discutir o tunelamento de uma partícula quântica numa barreira de potencial. A palestra é organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Física e será no auditório do Departamento de Física (DF), às 16h.

Com o título “Transporte eletrônico em nanoestruturas de grafeno: do tunelamento quântico aos voos de Lévy”, o professor Luiz Felipe C. Pereira será o palestrante e visa apresentar como o problema do tunelamento de uma partícula quântica numa barreira de potencial, serve como ponto de partida para simular o transporte quântico em nanoestruturas.

Durante a sua fala, o professor também discutirá alguns detalhes das simulações e apresentar resultados recentes dos trabalhos desenvolvidos no DF a respeito do transporte de elétrons em nanoestruturas de grafeno.

Bacharel e mestre em Física pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui doutorado em Física pelo Trinity College Dublin, e realizou pós-doutorado no Instituto Max Planck de Pesquisa em Polímeros, em Mainz, e professor do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde foi coordenador de graduação do bacharelado em Física.

Atualmente é professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco, bolsista de Produtividade nível 1D do CNPq e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. É líder do Grupo de Transporte & Nanoestruturas, onde orienta uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada e Física Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte térmico e eletrônico em nanoestruturas, simulação computacional, dinâmica molecular e método Monte Carlo.

Pós-Graduação em Física

posgrad.df@ufpe.br