Artigo de doutoranda da UFPE lança alerta vermelho para conservação de espécies de primatas no NE

Estudo foi publicado na relevante revista da Universidade de Cambridge

O estudo “Habitat suitability for primate conservation in northeast Brazil”, produzido no grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFPE, sob orientação da professora Bruna Martins Bezerra, foi publicado na relevante revista da Universidade de Cambridge (Inglaterra). A pesquisa, fruto da tese de doutorado de Barbara Lins, investigou as áreas adequadas para ocorrência de três primatas ameaçados no Nordeste e prevê que até 98% das áreas apropriadas podem desaparecer no futuro, o que configura um alerta vermelho para a conservação de primatas do Nordeste.

Segundo o levantamento, 88% das áreas adequadas estão fora das áreas protegidas e apenas 24% estão localizadas em áreas com cobertura florestal. Embora não estejam dentro de áreas protegidas, 27% das áreas climaticamente adequadas são consideradas áreas prioritárias para conservação. As projeções futuras, considerando um cenário de mudança climática severa, indicam que A. belzebul, S. flavius e S. libidinosus podem perder até 94%, 98% e 54% de sua faixa adequada, respectivamente.

Data da última modificação: 01/10/2020, 17:09

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350