- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Caruaru/
- Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/
- Notícias CAA/
- UFPE assina convênio com a prefeitura Municipal de Caruaru e abre edital de estágio com bolsas para 150 alunos
Centro Acadêmico do Agreste (CAA)
- Sobre o CAA
- Núcleo de Ciências da Vidas (CAA)
- Núcleo de Design e Comunicação (CAA)
- Núcleo de Formação Docente
- Núcleo de Gestão (CAA)
- Núcleo de Tecnologia (CAA)
- Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (CAA)
- Eventos CAA
- Notícias CAA
- Bibliotecas
- Ouvidoria
- Acessibilidade
- Coordenações Gestoras
- Contatos - CAA
- NTI Agreste - Núcleo de Tecnologia da Informação (CAA)
- Documentos
- Secretaria Geral de Cursos (CAA)
- Restaurante CAA
- Comissão de Inovação CAA - Inova
- Expo UFPE 2024
Destaques do CAA Destaques do CAA
UFPE assina convênio com a prefeitura Municipal de Caruaru e abre edital de estágio com bolsas para 150 alunos
O programa é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes e tem por objetivo o diagnóstico, planejamento e execução de ações individualizadas para recuperação do aprendizado dos alunos da rede pública municipal de Caruaru
UFPE assina convênio com a Prefeitura Municipal de Caruaru para parceria no Programa Tempo Certo
Imagem cedida pela Direção do CAA
UFPE assina convênio com a Prefeitura Municipal de Caruaru para parceria no Programa Tempo Certo
No último dia 16 de setembro, na escola municipal Laura Florêncio, no bairro Salgado em Caruaru, aconteceu o ato simbólico de assinatura do convênio entre a Prefeitura Municipal de Caruaru e instituições de ensino superior de Caruaru parceiras do projeto "Tempo Certo". Estavam presentes, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, o diretor do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, professor Manoel Guedes, e os diretores das demais instituições parceiras.
O convênio propõe o desenvolvimento de atividades conjuntas e cooperação de recursos humanos para implementação do Programa Tempo Certo nas escolas da rede municipal de ensino de Caruaru. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes e tem por objetivo o diagnóstico, planejamento e execução de ações individualizadas para recuperação do aprendizado dos alunos da rede pública municipal de Caruaru.
Entre os objetivos específicos do convênio estão: mapear as defasagens educacionais oriundas da interrupção das aulas presenciais; apoiar o desenvolvimento das aprendizagens mais importantes para os estudantes avançarem em seu percurso educacional.
O professor Marcilio Ferreira, coordenador do curso de Matemática (CAA), afirma que a parceria é de extrema importância para os discentes do CAA. "A experiência e as reflexões que ele poderá fazer sobre os aprendizados na universidade enriquecerá demais o seu perfil." Para o professor, "o contexto pandêmico foi muito duro com a educação e essa será uma oportunidade para o Campus do Agreste aprender e contribuir. É ainda, razão para celebração, tanto para o curso de Matemática Licenciatura do CAA quanto para a coordenação, desejando que esta parceria seja duradoura."
"Ao se tornar participante do “Programa Tempo Certo”, da Prefeitura Municipal de Caruaru, o curso de Pedagogia acredita que está oferecendo uma dupla contribuição para a população estudantil do município: para estudantes da rede, oportunidades de melhoria no aprendizado, nesse tempo difícil de pandemia, e para nossos estudantes de Pedagogia, a experiência da formação prática, contribuindo para que a prática docente em estágio traga possibilidades emancipadoras nesses dois mundos da escola e da universidade", afirma o professor Nélio Vieira, coordenador do curso de Pedagogia.
O professor Everaldo Fernandes, Coordenador de Ensino do CAA destaca ainda que "A celebração do convênio entre o Campus Agreste da UFPE e a Prefeitura de Caruaru representa dois aspectos relevantes: 1) Um movimento em que os níveis básico e superior de educação cruzam-se favorecendo o fortalecimento da educação continuada da rede de municipal de ensino e a ampliação do campo de estágios para os/as licenciandos/as; 2) um exercício de inserção da universidade na educação básica de Caruaru, caracterizando, desse modo, sua política de interiorização.".
Para o professor Manoel Guedes, o presente convênio traz uma cooperação em mão dupla. "Ao mesmo tempo que a UFPE contribui com essa ação pública tão relevante de recuperação de aprendizado dos alunos da escolas da rede municipais, contribui também, para o crescimento profissional e a formação dos estudantes dos nossos cursos de pedagogia e Matemática através desses estágios. As bolsas oferecidas de R$689,00 serão importantes também para redução da evasão em nossa unidade", reforça o diretor do CAA.
Serão oferecidas vagas para 50 alunos de Pedagogia e 100 alunos da licenciatura em Matemática do CAA/UFPE. Informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no edital publicado no site da Central de Estágio do CAA.