Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Sobre o curso Sobre o curso

Ao ingressar no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) o aluno terá contato com disciplinas de física, química, matemática e computação, além daquelas voltadas para empreendedorismo, inovação e humanidades. É essa diversidade que dá a característica interdisciplinar relativa à grande área do bacharelado.

Ao ter contato com diferentes subáreas das Ciências e Tecnologias, o discente tem a possibilidade de identificar com qual ou quais tem maior afinidade, o que permite que faça uma escolha mais consciente e madura em relação à carreira que pretende seguir.

Dentre todas as disciplinas que precisam ser cursadas para a integralização da carga horária, apenas pouco mais de 65% delas são obrigatórias para todos os alunos. As demais podem ser escolhidas por cada um de acordo com seus interesses, flexibilidade que permite que o discente adapte seu percurso formativo ao longo do curso.

Assim com qualquer bacharelado interdisciplinar, o BICT faz parte de uma estrutura organizada em ciclos, da qual ele é o primeiro. O aluno que se sentir mais inclinado para uma das subáreas pode ingressar em um segundo ciclo, o profissionalizante, e obter além do diploma de bacharel interdisciplinar em ciência e tecnologia, um diploma em uma área específica. Além de oferecer uma forte base científica e tecnológica, o curso proporcionará aos alunos o contato com ações e componentes curriculares que irão estimular características de inovação e empreendedorismo, diminuindo a distância entre a Universidade e o campo profissional, bem como facilitando uma inserção mais rápida do estudante na sociedade moderna.

É objetivo do BICT desfazer dicotomias, tais como entre ciência e sociedade, natureza e cultura, oferecendo uma formação ampla, interdisciplinar e humanística. Sua estrutura busca possibilitar o desenvolvimento de habilidades que confiram autonomia para a aprendizagem continuada, incentivando atitudes investigativas, de prospecção, de busca e produção do conhecimento. O egresso do curso deve ter a capacidade de trabalhar em equipe, atuar em áreas de fronteira entre diferentes campos do saber, ter atitudes éticas nas diferentes esferas da vida social, ser comprometido com a sustentabilidade, ter habilidade para utilizar novas tecnologias e para tomar decisões em cenários de imprecisão e incertezas, tendo sempre uma postura aberta, flexível e inovadora em relação ao mundo do trabalho.
 

Entrada

Via SISU.

 

Duração 

3 anos.

Contatos Contatos

Localização Localização