Curiosidades Curiosidades

Voltar

Monumento “Gênio”, “Ciência” e “ Direito”

Imagem 1 -  (Monumento “Gênio”, “Ciência” e “ Direito”)

Na Fachada oriental do prédio da Faculdade de Direito do Recife – FDR, Rua Princesa Izabel, ressalta sobre o fundo negro das ardósias da cúpula central o conjunto de estátuas brancas, onde o Gênio abraça a ciência e a justiça, obra do escultor Charles Perron. Relata o construtor José Antônio de Almeida Pernambuco (Engenheiro Civil e Bacharel em Direito pela FDR), onde escreveu na Revista Acadêmica da FDR – página 195, com data de 11 de agosto de 1927 - que na fachada Principal desse edifício há um grupo simbolizando a Ciência e o Direito cercados pelo Gênio, sendo que o Direito ali se acha representado pela Justiça. Foi uma italiana de formas belíssimas e esculturais que em homenagem a Itália e ao Brasil se deixou esculpir para representar o Direito, em quanto que duas Francesas, verdadeiras perfeições humanas, se deixaram também modelar para simbolizar a Ciência e o Gênio, como homenagem a França e ao Brasil, tudo isso realizado pelo Genial e celebre estatuário Frances Charles Perron. Ressalta-se também na fachada a figura de quatro leões em homenagem ao Estado Pernambucano.

Imagem 2 - Fachada da Faculdade de Direito do Recife

Sabe-se que hoje e devido às reformas ocorridas não existem mais a figura de quatro leões em homenagem ao Estado Pernambucano, conforme a imagem 2 evidência.

Referências:

Imagem 1 - Fotografia em preto e branco da cúpula da Faculdade de Direito do Recife – autor: ASCOM – Editor: Memorial Denis Bernardes 

Imagem 2 - Fotografia em cores da fachada da Faculdade de Direito do Recife - 2019 (Acervo: Elivanda Souza / Arquivo da FDR) 

Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife 1927

Revista do Instituto dos Advogados de Pernambuco v. 1, n.2 – 2000 pág. 321- 325 – William da Costa Pinheiro

Data da última modificação: 22/02/2021, 09:27