Curiosidades Curiosidades

Voltar

Jurisconsulto Dr. Guerreiro de Castro

 

Fotografia do Professor Thomaz Guerreiro de Castro -  Fonte: CPARQ - UFBA
 

Há 152 anos nascia Dr. Thomaz Guerreiro de Castro, que foi um dos mais conhecidos e competentes advogados da Bahia.

Conforme consta na certidão de idade de 1886, do aluno Thomaz Guerreiro de Castro, que aos 22 de maio de 1870 em oratório privado com as licenças competentes batizou na freguesia de Sant'Anna e por santo óleos o Padre Manoel Lopes Ferreira, a Thomaz, branco nascido na freguesia da Sé na Bahia, em 24 de maio do ano antecedente, filho legítimo do Dr. Catão Guerreiro de Castro e Dona Maria Elisa de Souza de Castro. Foi padrinho Antônio Francisco Brandão por seu procurado Manoel Francisco de Almeida Brandão e madrinha Dona Maria Joanna da Rocha Guerreiro Castro por sua procuração Dona Maria Emília de almeida Brandão.  

Ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito do Recife em 1886, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. Com 21 anos de idade, bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais na Faculdade de Direito do Recife em 21 de outubro de 1890 e aprovado com distinção. 


Dr. Thomaz Guerreiro de Castro, tem um sobrenome de uma família estabelecida no Estado da Bahia. Desde a sua formatura, tem exercido a advocacia, não só perante os tribunais baianos, como também perante o Supremo Tribunal Federal no Rio de Janeiro.

O Dr. Castro foi um dos mais ilustres cultores das ciências jurídicas e consultor jurídico de muitos bancos estrangeiros da Bahia; e, naturalmente, lhe foi sido confiadas muitas questões importantes, levadas perante os tribunais locais ou perante o Supremo Tribunal Federal.

Desde 1891, foi professor de Direito Pátrio Constitucional e Administrativo na Faculdade Livre de Direito da Bahia, Exerceu também o cargo de diretor interino da Faculdade Livre de Direito da Bahia nos meses de setembro e outubro de 1902. Possui  vários escritos trabalhos sobre assuntos jurídicos para as revistas O Direito e Revista do Direito, do Rio de Janeiro. Dominava o espanhol, o italiano, o francês e o inglês. Após sua aposentadora, fixou sua residência no Rio de Janeiro, continuando a servir a ciência de que se fez apóstolo, já em brilhantes razões de causa e já em pareceres que representam meses de sabedoria.

Aos 77 anos de idade, o Lente aposentado da Faculdade Livre de Direito da Bahia Dr. Guerreiro de Castro, faleceu em sua residência - no dia 05 de julho de 1946 à noite. O sepultamento foi realizado no outro dia as 17 horas no Cemitério de São João Batista, saindo o féretro da capela da Rua Real Grandeza.

Fonte consultadas:

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  - Quo Vadis? : orgam de interesses populares (AM) - 11 de dezembro de 1902

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  - Gazeta de Noticias (RJ) - 05 de outubro de 1943

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  - O Jornal (RJ) - 07 de julho de 1946

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  - A Noite (RJ)  - 06 de julho de 1946

>>  Comissão Permanente de Arquivo - Universidade Federal da Bahia - Fotografia do Professor Thomaz Guerreiro de Castro

>> Livro de Certidão de idade de 1886  – Acervo do Arquivo da FDR    

>> Livro de Registro de diplomas de bacharéis (1881 - 1894) - página 146 – Acervo do Arquivo da FDR    

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931    

>> Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife nos anos de 1881 a 1887.

Data da última modificação: 25/05/2021, 14:01