Curiosidades Curiosidades

Voltar

Estandarte da Faculdade de Direito do Recife datado de 1912

 

Hoje, dia 09 de fevereiro, é o dia do Frevo. A respeitável e nobre Faculdade de Direito do Recife - FDR do séculos passados também tinha um estandarte datado de 1912. Essa relíquia do passado se encontra no acervo do Arquivo da FDR e acordo com o jornal A Lanceta, justamente essa réplica que se encontra no Arquivo foi a exímia bordadeira Espanhola madame Balbina de Cabañas quem confeccionou. 

De acordo com o artigo do jornal - página 6 e 7 – A Lanceta - fala também que o estandarte é todo em fino gorgurão grenat, mede 1,90 X 1,20 metros. Ao centro o símbolo do direito e da lei representado por uma espada que sustem o braços da balança. Em um livro aberto debuchado a seda branca lêm-se em letra de outro - Jus et Lex. Num semi-circulo, em letras romanas delicadamente bordadas a ouro fosco e brilhante tem gravado os dizeres Faculdade de Direito e abaixo, no corte central em curva - do Recife - 1912 - data em que foi confeccionado. 

Nos ângulos Superiores, destacam-se dois arabescos, estilo Renascença, encerrando as seguintes inscrições: onze de agosto de 1827 - data da fundação dos cursos Jurídicos no Brasil e Vinte e oito de abril de 1828 - fundação da faculdade de Direito de Pernambuco. Circunda todo o estandarte uma grelha de ouro brilhante, bonita aplicação que muito realce empresta ao trabalho.

A espada tem o copo bordado a ouro, com pedra reluzente no centro da cruz e a folha lavorada em prata brilhante. Sobre o livro descansa uma pena de pato, bordada a ouro e, distribuídas em profusão simétrica pedra reluzentes da cor da safira, ametista, do brilhante da esmeralda e do rubi, cujas iniciais reunidas formam a palavra SABER. Pendem dos regaços grossa franja de ouro e borlas riquíssimas, completando a obra que esta digna de ser admirada. Um grosso cordão de outro debrunha o pavilhão e os sustem ao mastro central, descendo aos lados para terminar por duas borlas de outras soberbamente dispostas.

Conforme o jornal a Lanceta na página 9, o estandarte ganhou até poema, assinado por Leogivildo Júnior, do Club Academico.

Referências:

O Jornal A Lanceta - Anno 1 - Número 49 - páginas 6 e 9 - Fala sobre o novo Estandarte da Faculdade de Direito do Recife

 

 


 

 

 

 

Data da última modificação: 09/02/2020, 17:22