Curiosidades Curiosidades

Voltar

Dr. João Cabral de Mello

Fotografia de João Cabral de Mello - Fonte: A mística do parentesco 

Há 165 anos nascia João Cabral de Mello, que foi avô paterno de um dos mais importantes poetas brasileiros do século 20, o pernambucano João Cabral de Melo Neto.

João Cabral de Mello, nascido em Recife, Pernambuco, a 22 de maio de 1856, filho legítimo do Capitão Francisco Antônio Cabral de Mello Azedo e Dona Angela Felicia de Albuquerque Lins. Neto materno do Major Diogo Soares de Albuquerque e Cândida Esméria Lins de Albuquerque e neto paterno de João de Melo Azedo e Teresa de Jesus Cabral de Vasconcelos. 

Ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito do Recife em 1873, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. Com 21 anos de idade, bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais na Faculdade de Direito do Recife em 07 de novembro de 1877 e aprovado com distinção. Vale salientar que o seu irmão Dr. Diogo Soares Cabral de Mello também se formou na Faculdade de Direito do Recife em 27 de outubro de 1890. 

Por decreto de 21 de novembro de 1878, foi nomeado Juiz municipal do termo da Estrela, na província do Rio de Janeiro. E em 30 de janeiro de 1879, interrompeu o exercício por motivo de doença e reassumiu o exercício do cargo de juiz municipal do termo da Estrela em 03 de março de 1879.

Por decreto de 02 de agosto de 1879, foi removido a pedido, do termo da Estrela, na província do Rio de Janeiro, para os reunidos de São joão Baptista e São Sebastião do Cahy, na de São Pedro do Rio Grande do Sul.

Em 12 de junho de 1880, João Cabral de Mello se casou com Maria Rita de Souza Leão (Maroca). Sua esposa era filha de Felipe de Souza Leão ( senhor dos engenhos Timbó e Serraria, em Jaboatão, e engenho Ibura, em Afogados) e de Ermelinda Cisneiros de Morais e Silva. O Casal foram pais de sete filhos, que foram: Oswaldo Cabral de Mello; Francisco Antonio Cabral de Mello; Maria das Mercez Cabral da Costa; João Cabral de Mello, Filho; Maria Rita Cabral de Mello; Luiz Antônio Cabral de Mello e Diogo Cabral de Mello. 

Por decreto de 22 de julho de 1880, foi exonerado, a pedido do lugar de juiz municipal e de órgãos dos termos reunidos de São João Baptista e São Sebastião de Cahy, na província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

Foi Senhor do Engenho Poço, em São Lourenço da Mata, várzea do Rio Tapacurá, afluente do Capibaribe.

Em 15 de junho de 1912, com 56 anos, faleceu em Recife, Pernambuco.

Fontes consultadas:

>> A mística do parentesco - Copyrigth © 2015 Edgardo Pires Ferreira - Árvore genealógica de João Cabral de Mello

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Jornal da Tarde : Publicação Diaria (SP) - 24 de novembro de 1878

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - O Reporter (RJ) - 10 de março de 1879

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - O Reporter (RJ) - 05 de agosto de 1879

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Gazeta de Joinville : Orgam dos interesses Agricolas, Mercantis e Industriaes desta Provincia e especialmente da Comarca de S. Francisco (SC) - 13 de julho de 1880

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - A Federação : Orgam do Partido Republicano (RS) - 17 de junho de 1912

>> Domínio Público - João Cabral de Mello [bacharel em 1877] e Henrique Marques de Hollanda Cavalcanti [Engenho do Poço, São Lourenço da Mata, PE]. (Col. Francisco Rodrigues; FR-2481) 

>> MyHeritage - Cabral de Mello 

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931   

>> Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife nos anos de 1870 a 1879. 

>> Livro de Registro de diplomas de bacharéis (1858 – 1881) – Acervo do Arquivo da FDR 

Data da última modificação: 23/05/2021, 14:21