Curiosidades Curiosidades

Voltar

Dr. Alfredo Martins de Lima Castelo Branco

Fotografia Dr. Alfredo Martins de Lima Castelo Branco – Fonte: Parentesco
 
Há 152 anos nascia Dr. Alfredo Martins de Lima Castelo Branco, que foi advogado, importante político, industrial da região e fazendeiro.
 
Alfredo Martins de Lima Castelo Branco filho do importante e tradicionais família mineira, nascido a 15 de julho de 1869, natural do estado de Minas Gerais, filho do distinto médico Dr. Antônio José de Lima Castelo Branco e Maria do Carmo Martins Castelo Branco. Neto Paterno de Antônia Rodrigues e José Antônio de Lima e neto materno de Anna Joaquina Martins da Costa e Joaquim da Cruz. 
 
Em 1888, ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito do Recife, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. Obteve o grau de bacharel pela Faculdade de Direito do Recife em 28 de outubro de 1892.  
 
Por ato do dia 07 de novembro de 1892, concedeu ao bacharel Symphoroso Lara Fernandes a exoneração que pediu de promotor de justiça da comarca de Além Paraíba, sendo nomeado , por decreto da mesma data, o bacharel Alfredo Martins de Lima Castelo Branco. E sendo exonerado a pedido do cargo de Promotor da justiça da comarca de Além Paraíba, por ato do governo do Estado em junho de 1894.
 
Por decreto de 29 de dezembro de 1894, por ato do governo do Estado foi exonerado a pedido, o bacharel Augusto Maciel do Cargo de juiz substituto da comarca de Além Paraíba, sendo nomeado para substitui-lo o bacharel Alfredo Martins de Lima Castelo Branco. No dia 27 de abril tomou posse e entrou em exercício do cargo de juiz substituto desta comarca, que também se impunha por sua inteligência e caráter acima de toda e qualquer suspeita, mas infelizmente não demorou-se no exercício do cargo que desempenhava com tanta vantagem e sendo exonerado a pedido. E fora substituído pelo Dr. Salomão de Sousa Dantas que entrou em exercício do cargo no dia 29 de outubro.
 
Por decreto Nº 2690 de 14 de dezembro de 1909, cria um grupo escolar na cidade de além paraíba. Esse Grupo Escolar Dr. Alfredo Castelo Branco, foi fundado em 31 de julho de 1910 e foi designado como primeiro diretor o emérito professor-farmacêutico Fausto Gonzaga e as primeiras professoras foram: Rosa Alves de Lima e Silva, a poetiza Zilda da Gama, e as normalistas Alzira Silva e Stela de Faria Duarte; e para porteira Mariana Sales. Essa Grupo recebeu este nome em homenagem ao Dr. Alfredo Martins de Lima Castelo Branco, natural de Além Paraíba/MG, que muito trabalhou para a criação da mesma e pelo progresso do município.
 
Em 1909, na 5ª Legislatura (Sede – Sabará(Centro e Oeste)) para Deputados Estaduais (1907-1910), Dr. Arthur da Silva Bernardes da 2ª circunscrição renunciou por ter sido eleito para o congresso Federal e foi substituído pelo Dr. Alfredo Martins de Lima Castelo Branco em 1910.
 
Em 1910, no município de São José de Além Paraíba, faleceu no dia 12 de fevereiro sua esposa Elvira da Fonseca Castelo Branco e no dia 12 de novembro de 1910 faleceu seu pai Antônio José de Lima Castelo Branco.
 
Em 1912, o primeiro grande investimento que ajudou a mudar a cara da cidade de Além Paraíba foi a criação da CIAP – Companhia Industrial de Além Paraíba (Fábrica de Tecidos e fiação), fundada em 9 de dezembro de 1912, sendo seu primeiro presidente e fundador, o Dr. Alfredo Martins Castelo Branco, a Fábrica de Tecidos, movimentando seus teares e abrindo o setor de trabalho para o sexo feminino. Sua primeira diretoria era composta por Dr. Alfredo Martins Castelo Branco, Sr. Acácio de Lima Castelo Branco e o Capitão Miguel Laroca; e do primeiro Conselho Fiscal participavam os Srs. Antônio de Lima Castelo Branco, José Pagano Brundo e Antunes. O capital inicial da Companhia era de 500 contos de réis.
 
Fez parte das seguintes Legislatura para Deputados Estaduais: 6ª (1911-1914) 2ª circunscrição (Sede- Juiz de Fora (Mata)), 7ª (1915-1918) 2ª circunscrição (Sede- Juiz de Fora (Mata)),  8ª (1919-1922) 3ª (sede - Pouso Alegre (Sul)), 9ª (1923-1926) 3ª circunscrição (sede - Pouso Alegre (Sul)).
 
Em 1921, por iniciativa do distinto educador Edelberto Figueira, o então Escola Superior Gymnasio São José, iniciou suas atividades em um sobrado que ficava na Praça de São José, local em que Edelberto Figueira também residia. Em 22 de fevereiro de 1922, Edelberto Figueira, junto a outras lideranças como Álvaro dos Reis Villela, João Paulo Teixeira Cortes, Vítor Henrique Galhardo entre outros, funda o Gymnasio Além Paraíba e em reunião solene foram eleitos para presidente o Dr. Alfredo Martins de Lima Castelo Branco e para diretor, o Dr. Edelberto Figueira. Em julho do mesmo ano, após a conclusão das obras do novo prédio, o colégio passa a funcionar em sua nova sede.
 
Faleceu no dia 12 de junho de 1928 as 21 horas em sua residência a Rua Jardim Botânico, 121, contando 83 anos de idade, sua mãe Dona Maria do Carmo Martins Castelo Branco.
 
Dr. Alfredo Martins de Lima Castelo Branco foi presidente da Sociedade Lavoura, comércio e Iindústria de Além Paraíba e Fazendeiro em Além Paraíba – proprietário das fazendas Barra do Peixe e Conceição.
 
Jazigo do advogado, político brasileiro, industrial e fazendeiro – Dr. Alfredo Martins de Lima Castelo Branco, falecido em 17 de novembro de 1946, com 77 anos, e foi sepultado no Cemitério do Santíssimo, solo sagrado – São José de Além Paraíba – MG
Fonte: Além Paraíba História - Mauro Senra
 
Fontes consultadas: 
 
 
>> Biblioteca Nacional Digital Brasil - Minas Geraes : Orgam Official dos Poderes do Estado (MG) - 11 de novembro de 1892
 
>> Biblioteca Nacional Digital Brasil - Minas Geraes : Orgam Official dos Poderes do Estado (MG) - 03 de junho de 1894
 
>> Biblioteca Nacional Digital Brasil - Pharol (MG) - 05 de janeiro de 1895
 
>> Biblioteca Nacional Digital Brasil -Minas Geraes : Orgam Official dos Poderes do Estado (MG)  - 30 de dezembro de 1894
 
>> Biblioteca Nacional Digital Brasil -Minas Geraes : Orgam Official dos Poderes do Estado (MG)  - 31 de março de 1895
 
>> Biblioteca Nacional Digital Brasil - Minas Geraes : Orgam Official dos Poderes do Estado (MG)  - 02 de maio de 1896
 
>> Biblioteca Nacional Digital Brasil - Annuario de Minas Geraes : Estatistica, Historia, Chorographia, Finanças, Variedades, Biographia, Literatura e Indicações (MG) - 1913
 
>> Biblioteca Nacional Digital Brasil - O Jornal (RJ) - 18 de abril de 1922
 
>> Biblioteca Nacional Digital Brasil - O Paiz (RJ) - 12 de junho de 1928
 
>> Biblioteca Nacional Digital Brasil - O Jornal (RJ) - 12 de junho de 1928
 
>> Decreto nº 2690, de 14 de dezembro de 1909
 
>> Fernandes, Mauro Luiz Senra - A Irmandade do Sagrado Santíssimo sacramento de São José de Além Paraíba
 
>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 – Acervo do Arquivo da FDR
 
>>Livro de Registro de diplomas de Doutores 1881 - 1894 - Acervo do Arquivo da FDR 
Data da última modificação: 13/07/2021, 07:06