Curiosidades Curiosidades

Voltar

Álvaro Teixeira de Macêdo – um poeta e diplomata brasileiro

Há 214 anos nascia Álvaro Teixeira de Macêdo, que foi certamente um dos homens que souberam sustentar na Europa a dignidade na esfera diplomática e estima do nome Brasileiro.
 
No dia 13 de janeiro de 1807, nasceu na cidade do Recife, capital de Pernambuco, Álvaro Teixeira de Macêdo, filho do sargento mór Diogo Teixeira de Macêdo e Anna Mattozo da Camara de Macedo. Era irmão do conselheiro Sérgio Teixeira de Macedo e de do Desembargador Diogo Teixeira de Macedo.
 
Ingressou no Curso Jurídico em Olinda em março de 1829 com 22 anos, na qual teve por companheiros seus dois irmãos Sérgio Teixeira de Macedo e Diogo Teixeira de Macedo. Recebeu o grão de bacharel em ciência Jurídicas e Sociais, por plena aprovação em todos os exames no dia 9 de outubro de 1833.
 
 
Na reforma da Alfandega do rio de Janeiro teve a nomeação de primeiro escriturário da alfândega da corte, foi depois nomeado adido a legação brasileira em Lisboa, para a qual foi seu irmão Sérgio T. de Macedo nomeado encarregado de negócios em 1834; daí passou por decreto do dia 6 maio de 1836 a secretário da missão em Londres; de Londres passou a encarregado de negócios interino em Vienna da Áustria em 1843; foi secretário da Legação do Brasil em Portugal em 1844; também foi secretário da Legação do Brasil na Áustria em 1845; como secretário da Legação do Brasil em 1846 e deste cargo para igual cargo, porém efetivo, na Bélgica em fins de 1848; Em 15 de junho 1849 passou a ser Encarregado de Negócios na Bélgica. Sua vida era um contínuo sofrer: o estômago era atacado, e depois o cérebro. Sofria dores de cabeça terríveis; perdeu a memória dos fatos recentes, e atuais, posto que guardasse a dos antigos. Tornou-se vesgo, e quase cego, e ainda vitima frequentes síncopes, ou desmaios. 
 
Então, no dia 07 de Dezembro de 1849 às 13 horas, um dos costumados ataques, de que era atormentado, veio à faleceu aos 42 anos, na corte de Bruxelas, na Bélgica, onde residia como encarregado de negócios de S. M. O Imperador do Brasil e durante 13 anos na qualidade de servidor do estado essencialmente na carreira diplomática nas cortes de Lisboa, Londres, Viena da Áustria e Bruxelas, sempre conduzi-o pelos princípios mais ortodoxos da honra e do cavalheirismo.
 
E o seu sepultamento foi conduzido o caixão da igreja paroquial de Saint Josse-ten-Noode, onde fora feita a encomendação e depois enterrado no cemitério da municipalidade com as honras prescritas pelo cerimonial diplomático.
 
Escreveu, desde estudante em Pernambuco, muitas poesias sobre assuntos nacionais e outros, mas só consta que publicasse:
 
- A Independência: poesia publicada no Dario de Pernambuco de 15 de setembro de 1829, e depois no Jornal do Recife de 6 de dezembro de 1877.
 
- A festa do Baldo: poema misto, dedicado ao ilustríssimo senhor Roberto Lucas em sinal de respeito, amizade e gratidão filial que consagra o autor, seu genro, a tão bom e estimável sogro. Lisboa, 1847, 94 pags. in-8.º - Este poema, que tem oito cantos em verso solto, escrevera o autor contrariado por não passar de secretario de legação, em 1842; acha-se integralmente reproduzido nas Biografias dos poetas pernambucanos, do comendador A. J. do Mello, vol. 3º, de pags. 159 a 220; e o Visconde de Porto-Seguro, que trata tambem deste autor, transcreve o último canto no seu Florilegio da poesia brasileira,e bem que lhe note alguns defeitos, o considera o primeiro poema heroi-comico brazileiro.
 
Sabe-se que Alvaro Teixeira de Macedo escreveu, além de poesias avulsas, outras obras, que desapareceram, ou, como se diz, ele queimou.
 
Entre estas, há:
- Uma traducçao do Othelo: tragedia de Ducis.
- Um drama de costumes (em verso), - em que ele zurzia ao mesmo tempo os uzurarios e as loureiras.
 
Redigiu:
- O Olindense: jornal politico e literário. Pernambuco, 1831-1832, in-4.º - Foi seu companheiro na redação desta folha seu irmão Sérgio Teixeira de Macedo.
 
 Fontes consultadas: 
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil -  Correio da Victoria (ES) - 06 de março de 1850 
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil -   Jornal do Commercio (RJ) - 20 de janeiro de 1834 
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil -  Jornal do Commercio (RJ) -  24 de fevereiro de 1850 
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil -  Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife no ano de 1829  
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil -  Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife no ano de 1830 
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil -  O Olindense (PE) -  03 de dezembro de 1832 – Ano X da independência 
 
>>  Biografias de alguns poetas: e homens illustres da provincia de Pernambuco pelo comendador Antonio Joaquin de Mello - Tomo III - Tipografia Universal - Recife – 1859 
 
>>  Blake, Augusto Victorino Alves Sacramento, 1827-1903 - Diccionario bibliographico brazileiro 
 
>>Dicionário Biográfico de Pernambucanos Célebres, por F. A. Pereira da Costa, Recife, 1882.
 
>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 – Acervo do Arquivo da FDR 
 
>> Livro de Registro de diplomas de bacharéis (1832 - 1848) - Acervo do Arquivo da FDR  
Data da última modificação: 22/02/2021, 07:25