Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós em Geociências realiza defesa de dissertação sobre avaliação de níveis de concentração em metais pesados no Rio Capibaribe

A dissertação é de autoria de João Carlos Morais de Araújo Júnior

O Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFPE promove amanhã (28), às 10h, a defesa de dissertação de autoria de João Carlos Morais de Araújo Júnior, cujo título é “Avaliação dos Níveis de Concentração de Metais Pesados em Sedimentos Superficiais do Rio Capibaribe”. O trabalho foi orientado pelo professor Ricardo Pereira e coorientado pela professora Valderez Pinto Ferreira. A defesa ocorrerá por meio de videoconferência através do Google Meet. 

A banca examinadora será formada pelo orientador e pelos professores Valdir do Amaral Vaz Manso (PPGEOC/CTG/UFPE) e Raquel Franco de Souza (UFRN).

Resumo

A bacia hidrográfica do Rio Capibaribe é um recurso hídrico essencial para o estado de Pernambuco. Entretanto, como outras bacias hidrográficas urbanas, o Rio Capibaribe é impactado pelas mais diversas atividades antrópicas ao longo do seu percurso. Deste modo, o presente estudo possui como objeto realizar um diagnóstico geoquímico das concentrações dos metais pesados Cr, Cu, Ni, Pb e Zn em amostras de sedimentos superficiais ao longo do Rio Capibaribe, além de aplicar os principais índices geoquímicos e comparar as concentrações dos metais pesados com os padrões internacionais para a determinação da qualidade ambiental deste ecossistema. Os sedimentos foram coletados em 13 pontos de monitoramento, durante o período chuvoso e seco, totalizando 26 amostras. Desta maneira, foram realizadas análises granulométricas, de matéria orgânica, carbonato de cálcio, caracterização mineralógica por espectroscopia de reflectância e químicas (na fração granulométrica menor que 63µm por fluorescência de Raios-X). A caracterização sedimentar pela espectroscopia de reflectância apresenta feições espectrais resultantes das absorções dos íons ferro férrico, água e das ligações Al-OH (caulinita e possível esmectita). Os sedimentos apresentam elevadas concentrações dos metais pesados, encontrando-se na maioria dos locais monitorados, valores acima dos limites propostos pela Usepa. O fator de enriquecimento e o índice de geoacumulação possuem elevados valores e sugerem que os sedimentos estão extremamente poluídos. A correlação de Pearson e análise de componentes principais indicam que fatores naturais (altitude e pluviometria) contribuem na dinâmica e qualidade sedimentar ao longo do rio Capibaribe. Os processos de adsorção dos metais pesados são influenciados pela composição granulométrica, particularmente pelos óxidos-hidróxidos (Fe, Al, Mn), argilominerais, matéria orgânica e carbonato de cálcio. Assim, foi possível a caracterização geoquímica e a identificação dos locais com níveis de impactos ambientais distintos. Nesse contexto, ao longo da bacia hidrográfica do Rio Capibaribe, a região estuarina apresenta a maior vulnerabilidade ambiental e sugere que os centros urbanos e industriais contribuem ativamente no processo de degradação deste ecossistema.

Data da última modificação: 27/01/2021, 16:47