Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Mestranda defende dissertação sobre tecnologia educacional baseada em gamificação para enfrentamento de arboviroses no Ensino Médio

A defesa acontece amanhã (26) por videoconferência

O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (PPGSCA), do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE, divulga a defesa de dissertação da mestranda Chardsonclesia Maria Correia da Silva Melo, que acontece amanhã (26), às 9h. O trabalho, intitulado “Validação de uma Tecnologia Educacional Baseada em Gamificação para o Enfrentamento de Arboviroses no Ensino Médio”, foi desenvolvido na linha de pesquisa “Educação e Saúde” e teve orientação da professora Rosalie Barreto Belian. A defesa será realizada por videoconferência via Google Meet. 

As membras internas da banca examinadora são as professoras Daniela Tavares Gontijo e Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, ligadas aos Departamentos de Terapia Ocupacional e de Enfermagem respectivamente. A professora Maria Auxiliadora Soares Padilha, do Centro de Educação, é a membra externa. O professor Amadeu Sá de Campos Filho, do CCM, participa como membro externo.

Resumo

Tidas como enorme desafio para o cenário epidemiológico brasileiro, a dengue, a chicungunha, a febre amarela e a zika são constantemente classificadas como ameaças para a saúde pública. Mesmo após todas as campanhas de conscientização sobre as arboviroses, o cenário epidemiológico brasileiro só piora frente à prevalência dos ciclos de epidemias em quase todo território nacional. Historicamente, o Brasil tem investido em diferentes estratégias de combate ao vetor baseadas em modelos tradicionais que têm se mostrado pouco eficientes, uma vez que não promovem o necessário engajamento da população. Ademais, as ações de educação em saúde vêm ganhando mais destaque quando utilizadas como uma estratégia de produção e promoção da saúde, principalmente, quando atreladas ao uso de tecnologias, o que possibilita um maior alcance às necessidades do indivíduo. No que diz respeito ao uso de tecnologia, as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) têm se firmado como ferramentas promissoras na implementação de práticas inovadoras, que buscam o empoderamento do público jovem através da aprendizagem móvel. No caso do Arboedu, a estratégia conta com o envolvimento das famílias a partir da influência do adolescente nas mudanças de práticas protetivas, através de atividades lúdicas e gamificadas que promovem a aproximação do público aos serviços. O objetivo desse estudo é validar a tecnologia educacional, denominada Arboedu – composta pelo aplicativo móvel, a plataforma web e o Guia do Professor – como um recurso com potencial de promover mudanças de práticas na prevenção de arboviroses no estudante do ensino médio, na perspectiva de profissionais de saúde e de educação. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico com ênfase na validação de tecnologia educativa, através da abordagem quantitativa. A tecnologia Arboedu foi avaliada por um painel de 25 juízes (dez do perfil saúde e 15 do perfil educação), convidados por conveniência e captados por amostragem em “bola de neve”, considerando sua experiência e qualificação. Os dados provenientes do questionário foram analisados utilizando o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), que indica em que medida as opiniões dos sujeitos das amostras são congruentes. Adotou-se um ponto de corte de 80% (0,80) de concordância como padrão para estabelecer a excelência da validade em todos os domínios analisados (objetivos, apresentação e amigabilidade, conteúdo, relevância, e alcance dos pressupostos pedagógicos). O Arboedu alcançou um índice de concordância geral de 99% (0,99), conferindo adequação como uma tecnologia educacional em conformidade com os preceitos para os quais foram desenvolvidas. Sugestões de melhoria para a tecnologia educacional foram obtidas dos juízes através de textos abertos, que foram agrupados quanto aos domínios, e discutidos visando o aperfeiçoamento da tecnologia. As palavras-chave da dissertação são arboviroses; saúde do adolescente; educação em saúde; tecnologia educacional; aplicativos móveis; e validação de software.

Mais informações
ppgsca.ccm@ufpe.br 

Data da última modificação: 25/08/2022, 14:01