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Ciência da Computação promove defesas de quatro dissertações e de uma tese amanhã e sexta-feira (4)

Confira abaixo os resumos dos trabalhos

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, do Centro de Informática, promove a apresentação de quatro dissertações amanhã (3) e de uma tese, na sexta-feira (4). Seguem abaixo as informações sobre cada dissertação e os seus resumos.

Defesa de dissertação 1

Aluna: Larissa Rodrigues da Costa
Orientador: Jaelson Freire Brelaz de Castro
Título: NFR4TRUST: Catálogo de Requisitos Não-Funcionais de Confiança para Robôs Socialmente Assistivos
Data: 03/03/2022
Hora/Local: 10h –virtual – Interessados em assistir entrar em contato com a aluna pelo e-mail lrc@cin.ufpe.br
Banca examinadora:
Judith Kelner (UFPE/Centro de Informática)
Julio Cesar Sampaio do Prado Leite (PUC-Rio/Centro Técnico-Científico)
Jaelson Freire Brelaz Castro (UFPE/Centro de Informática)

Resumo 1

Contexto: No campo de pesquisa da Robótica Socialmente Assistiva (Socially As-sistive Robotics - SAR) o estudo da Interação Humano-Robô (Human Robot-Interaction- HRI) tem o importante papel de indagar a forma como o aspecto humano e robótico colaboram entre si e qual o espaço do robô na vida humana. Alguns aspectos vêm sendo bastante estudados na literatura, dentre eles a confiança, que é considerada crucial para uma interação bem-sucedida entre Homem-Robô. A Engenharia de Requisitos pode contribuir para compreender, modelar e analisar quais requisitos são fundamentais, melhorando assim a aceitação da utilização desses robôs. Objetivo: Essa pesquisa propôs a construção de um catálogo de Requisitos Não-Funcionais de confiança para Robôs Socialmente Assistivos (Socially Assistive Robots - SARs) chamado NFR4TRUST, que pode ajudara elicitar e especificar requisitos não-funcionais que melhoram a confiança humana na utilização de robôs neste domínio. Método: Foi realizado um levantamento bibliográfico visando verificar o estado da arte em HRI no contexto de confiança e a partir deste estudo, foi construída uma proposta de taxonomia de confiança para SARs que auxilia na descoberta de requisitos. A validação do catálogo proposto foi realizada através de uma Prova de Conceito (PoC), entrevista com especialistas das áreas relacionadas e um questionário para obter a opinião de engenheiros de requisitos. O uso do catálogo NFR4TRUST foi ilustrado através de sua aplicação na definição de requisitos de confiança de um robô socialmente assistivo que auxilia na reabilitação de membros superiores. Resultados: Com este trabalho criamos o Catálogo NFR4TRUST que apresenta um conjunto de Requisitos Não-Funcionais relacionados a confiança que podem ser levados em consideração em desenvolvimento de projetos com Robôs Socialmente Assistivos e sua utilização pode melhorar a confiança no robô. Conclusão: Os resultados deste trabalho apontaram que com a utilização do catálogo NFR4TRUST é possível apoiar as etapas de elicitação e especificação em projetos de SARs permitindo identificar preocupações iniciais sobre a perspectiva de confiança do usuário e projetar formas de mitigá-las.

Defesa de dissertação 2

Aluno: Renato Atouguia Leite
Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Título: SAAS PROCESS - Um Processo de Desenvolvimento para Software como serviço
Data: 03/03/2022
Hora/Local: 14h – virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno pelo e-mail ral4@cin.ufpe.br
Banca examinadora:
Vinicius Cardoso Garcia (UFPE/Centro de Informática)
Rafael Prikladnick i (PUC/RS/Departamento de Fundamentos da Computação.)
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (UFPE/Centro de Informática)

Resumo 2

Estima-se que mais de 50% do custo em torno de um software ocorra na fase de evolução, podendo chegar a 90% em alguns casos. Considerando modelos de desenvolvimento, surgiram modelos de negócio sustentados na evolução de plataformas, como o Software as a Service – SaaS. Nesse modelo de entrega, métodos ágeis têm tido um papel importante, entregando software com time-to-market adequado, mas com desafios relacionados às mudanças constantes de backlogs. Isso porque novas features precisam de entregas contínuas e imediatas que o modelo de serviço naturalmente carrega consigo. Desta forma, analisar o impacto do modelo de entrega de software como serviço sobre as metodologias ágeis e propor um novo processo de desenvolvimento de software, considerando aspectos de documentação, qualidade de código, auto-gestão dos times e a instanciação de processos definidos nas metodologias comumente adotadas pela indústria, foi o objetivo desse trabalho. Para execução da pesquisa se fez uso de um mapeamento sistemático da literatura para evidenciar o uso de metodologias ágeis durante a atividade de evolução de software em processos de manutenção. Adicionalmente, foram aplicados questionários e entrevistas junto a atores que possuam papéis de gerência de equipes e priorização de backlogs. Como última etapa e a fim de confrontar os dados, foi analisado os resultados de uma pesquisa-ação executada durante toda extensão do trabalho em uma empresa de software paraibana. O resultado consistiu em uma generalização interpretativa com ênfase qualitativa do case observado e das evidências coletadas através demais métodos. Conforme o mapeamento sistemático da literatura, evidenciou-se que os processos de desenvolvimento de software que fazem uso de metodologias ágeis tradicionais, como Scrum, geram tensões nos times que executam manutenção de software, por não permitirem mudanças nas janelas de entregas e escopos, características essas encontradas em ambientes no modelo SaaS, onde as atividades de manutenção precisam ser resolvidas com rapidez. Neste contexto, o uso das técnicas e ferramentas, como metodologia se apresentam em maior consonância aos métodos tradicionais isolados, uma vez que trabalham com o conceito de entrega contínua, DevOps e times autogerenciados.

Defesa de dissertação 3

Aluna: Maria Cecilia Cavalcanti Jucá
Orientadora: Carina Frota Alves
Título: Como startups e corporações se envolvem em iniciativas de inovação aberta? Um estudo exploratório
Data: 03/03/2022
Hora/Local: 15h – virtual – Interessados em assistir entrar em contato com a aluna pelo e-mail mccl@cin.ufpe.br
Banca examinadora:
Giordano Ribeiro Eulalio Cabral (UFPE/Centro de Informática)
Ivan do Carmo Machado (UFBA/Departamento de Ciência da Computação)
Carina Frota Alves (UFPE/Centro de Informática)

Resumo 3

Nos últimos anos, a crescente pressão do mercado e o constante surgimento de novas tecnologias levaram as empresas a realizar transformações digitais para criar valor e entregar melhores produtos ou serviços para os clientes. As corporações enfrentam vários desafios quando se trata de incorporar novas tecnologias ou acelerar e digitalizar seus processos bem estabelecidos. Por outro lado, as startups são reconhecidas por sua capacidade de inovação, disposição para assumir riscos, soluções escaláveis e processos ágeis. Na busca por velocidade e inovação, as corporações estão se engajando com startups para atingir objetivos complementares. As corporações desejam o potencial criativo das startups, enquanto as startups precisam de recursos abundantes nas corporações. Portanto, identificamos o crescente interesse de corporações e startups em se envolverem por meio de iniciativas de inovação aberta. Esta pesquisa explora como a inovação aberta é realizada na perspectiva de startups e corporações. Identificamos uma oportunidade de explorar as relações startup-corporação no Porto Digital, um dos ecossistemas de inovação mais relevantes do Brasil. Em um estudo exploratório, realizamos entrevistas semiestruturadas em oito startups e cinco corporações para entender a dinâmica de seus relacionamentos durante iniciativas de inovação aberta. Todas as oito startups fazem parte do Porto Digital, e as corporações foram selecionadas devido ao relacionamento com as startups estudadas. Nossos resultados revelam os principais direcionadores, benefícios e desafios envolvidos no engajamento entre startups e corporações. Por fim, apresentamos um conjunto de recomendações para estabelecer e fomentar as relações startup-corporação.

Defesa de dissertação 4

Aluno: Denisson Augusto Bastos Leal
Orientador: Adriano Lorena Inácio de Oliveira
Coorientador: Ricardo de Andrade Araújo (IFSPE)
Título: Ensembles Dinâmicos para Detecção de Concept Drift em Séries Temporais
Data: 03/03/2022
Hora/Local: 15h – virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno pelo e-mail dabl@cin.ufpe.br
Banca examinadora:
Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto (UFPE/Centro de Informática)
Jarley Palmeira Nóbrega (MCTI/Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste)
Adriano Lorena Inácio de Oliveira (UFPE/Centro de Informática)

Resumo 4

Séries temporais são medições realizadas em um intervalo fixo de tempo, que podem ser usadas em diversos tipos de problemas. Elas são estudadas por diversas áreas a fim de compreender as características de sua geração. Existe uma área mais específica de previsão de séries temporais que busca capturar a tendência e encontrar um padrão dos movimentos em situações que já ocorreram para prever a próxima observação da série. Porém, ao longo do tempo podem acontecer alguns eventos que mudam todo o contexto da série, o concept drift, e o conhecimento armazenado da série pode não refletir mais a realidade da série após esse evento. Então, quando um modelo de aprendizado de máquina é treinado para realizar previsões e um concept drift acontece, esse modelo passa a ficar defasado e para a atualização do modelo, alguns pontos do novo conceito precisam ser capturados e armazenados, até serem suficientes para um novo treinamento. Durante esse período de coleta de dados, os modelos aumentam exponencialmente seu erro, afetando o desempenho geral do sistema de previsão e dependendo da frequência em que o concept drift aconteça, pode inviabilizar o seu uso. O objetivo deste trabalho é propor um método para previsão de séries temporais na presença de concept drift, minimizando o impacto da redução do desempenho preditivo durante o processo de adaptação ao novo conceito. Para isso, foram propostos três métodos que usam o conceito antigo para melhorar o desempenho nessa fase de adaptação. Os métodos usam PSO para otimização do treinamento de partículas ELM, que são usadas na previsão e como sensores para detecção concept drift. O primeiro método usa um ensemble com todas as partículas treinadas. O segundo usa uma combinação, usando o algoritmo guloso, das melhores partículas quando o concept drift é detectado até a sua adaptação. E o terceiro usa a melhor combinação das partículas desde o início e atualiza a combinação depois da detecção de um concept drift. Todos os métodos propostos fazem adaptação para o novo conceito depois de ter dados suficientes para o treinamento. Nos experimentos, foram usadas sete séries, sendo elas quatro geradas sinteticamente com concept drift conhecidos e três séries reais de índices do mercado financeiro com concept drift desconhecidos. Os resultados do experimento foram comparados com métodos disponíveis na literatura e os métodos propostos que se adaptam usando uma combinação das melhores partículas conseguiram resultados melhores com significância estatística. Mostrando que, o período de adaptação do método ao novo conceito é relevante no erro geral da previsão e que o treinamento anterior pode ajudar a reduzir esse erro.

Defesa de tese

Aluna: Manoela Milena Oliveira da Silva
Orientadora: Veronica Teichrieb
Coorientadora: Patricia Smith Cavalcante (UFPE/Centro de Educação)
Título: Desenvolvimento de Princípios de Design para Autoria de Realidade Aumentada na Educação com Base na Perspectiva Docente
Data: 04/03/2021
Hora/Local: 14h – virtual – Interessados em assistir entrar em contato com a aluna pelo e-mail mmos@cin.ufpe.br
Banca examinadora:
Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (UFPE/Centro de Informática)
Giordano Ribeiro Eulalio Cabral (UFPE/Centro de Informática)
Romero Tori (USP/Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais)
Apuena Vieira Gomes (UFRN/Instituto Metrópole Digital)
Crediné Silva de Menezes (UFRGS/Departamento de Educação)

Resumo 5

Realidade Aumentada (RA) tem um impacto positivo na motivação e no desempenho cognitivo dos alunos de várias idades e em diferentes contextos. Porém, seu uso ainda está longe de ser difundido na educação. Poucas ferramentas de autoria de RA disponíveis são pensadas do ponto de vista educacional, o que evidencia a necessidade de novas pesquisas sobre ferramentas de autoria para a criação de atividades de RA. Assim, este trabalho investiga quais características são importantes na autoria de RA para a educação. Através da pesquisa baseada em design, com a participação de uma equipe interdisciplinar para investigar e propor princípios de design para autoria educacional de RA, buscamos identificar como os professores gostariam de criar experiências de RA com base em suas necessidades pedagógicas. Nosso estudo desenvolveu-se em quatro etapas: (1) análise dos problemas de RA a partir da literatura e práticos por pesquisadores e profissionais em colaboração, (2) desenvolvimento de soluções a partir de princípios de design existentes e inovações tecnológicas advindos da etapa 1, (3) ciclos iterativos de teste e refinamento das soluções identificadas na prática, e (4) desenvolvimento dos princípios de design para autoria docente de RA. Na etapa 1, realizamos entrevistas com 15 professores que usavam tecnologia; sete professores e dois coordenadores que utilizaram RA juntamente com uma pesquisa com 106 professores de contextos variados. Essa etapa também abrangeu a revisão da literatura. Embora os professores pareçam interessados e ávidos por aprender sobre RA, seu uso ainda não atingiu níveis mais elevados de maturidade nas escolas. Diferentes aspectos estão relacionados a isso, como falta de infraestrutura, ferramentas de autoria e tempo. Observamos a necessidade de ferramentas de RA para apoiar a colaboração, a criatividade por meio da criação de conteúdo e a capacidade de avaliar os alunos de maneiras mais flexíveis. A partir dos resultados iniciais, definimos um estudo de caso focado na aprendizagem de línguas para crianças e adolescentes. A etapa 2 consistiu em uma série de sessões interativas com um grupo interdisciplinar a fim de mapear os problemas, esboçar as soluções possíveis e decidir aquela a ser prototipada e testada. Na etapa 3, uma ferramenta de RA, Virtual Playground, que permite a criação de narrativas aumentadas de forma colaborativa, bem como sua ferramenta de autoria foi concebida, prototipada e testada com os usuários por meio de uma série de interações e ciclos interativos de teste e refinamento de soluções. A primeira e a segunda rodada de testes foram realizadas com cinco e seis professores de inglês com experiência prévia em RA, respectivamente. Os principais problemas relacionaram-se à limitada biblioteca 3D e à falta de possibilidades de criação. Os resultados foram usados para melhorar a UI e UX dos protótipos. Também analisamos ferramentas de autoria de RA que não exigem programação. Boa parte delas carecem de recursos importantes para os professores, especificamente os pedagógicos. Finalmente, na etapa 4, através da reflexão sobre os resultados das etapas anteriores, desenvolvemos princípios de design e aprimoramos a implementação da solução. O principal resultado deste estudo são 11 princípios de design identificados e divididos em três aspectos: infraestrutura, realidade aumentada e pedagogia. Esses princípios foram validados durante a segunda rodada de testes. O protótipo da ferramenta de autoria de RA foi baseado em sete dos princípios de design identificados e apresenta as seguintes características: é flexível e permite que os professores criem planos de aula diferentes, bem como trabalhem com diferentes habilidades e competências.

Data da última modificação: 02/03/2022, 17:33