Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Ciência da Computação promove defesa de dissertação na sexta-feira (31)

A defesa irá ocorrer às 10h, na sala E423 do Centro de Informática (CIn)

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação irá promover a defesa da dissertação “Avaliação do impacto de ataques DDoS e Malware: Uma abordagem baseada em Árvore de Ataque”, do aluno Ronierison de Souza Maciel. A defesa irá ocorrer na sexta-feira (31), às 10h, na sala E423 do Centro de Informática (CIn). 

Compõem a banca examinadora os professores Stênio Flávio de Lacerda Fernandes (UFPE/Centro de Informática), Rubens de Souza Matos Júnior (IFS/Coordenadoria de Informática) e o professor orientador da dissertação Paulo Romero Marins Maciel (UFPE/Centro de Informática).

Resumo

Ataques DDoS podem ocorrer em qualquer tempo e lugar e, geralmente, ocorrem com pouco ou sem nenhum aviso prévio. Neste ínterim, ressalta-se que muitas empresas de pequeno e médio porte não estão preparadas para lidar com interrupções significativas em seus sistemas. Na tentativa de prevenir ataques maliciosos e, por vezes, danosos, as organizações devem investir em largura de banda de internet, infraestruturas redundantes, backups regulares e firewall, visando o monitoramento de ameaças, além de outros mecanismos proativos e reativos, caso contrário, o serviço poderá ser interrompido, aumentando as chances de perdas financeiras. Técnicas de modelagem podem ajudar os administradores de sistemas a avaliar protocolos de rede e identificar quais são os mais utilizados em ataques DDoS. Modelos de árvore de ataque permitem a avaliação e apresentação de resultados que podem ser usados para mitigar as portas de entrada para ataques. Nesta dissertação, são propostos modelos de árvore de ataque para representar o comportamento das principais ameaças de sistemas, afim de avaliar o impacto dos ataques DDoS e malware, além de atributos da dependabilidade, limitados a confidencialidade e integridade, avaliando também, os protocolos de rede. Três estudos de caso são apresentados para aplicação da solução proposta. O primeiro estudo de caso expõe uma avaliação das principais vulnerabilidades, relativas aos ataques DDoS nos serviços/protocolos providos por sistemas computacionais. A avaliação tem por objetivo buscar identificar o impacto na vítima mediante a ocorrência de um ataque DDoS. O segundo estudo de caso avalia um método de ciberataque, denominado de malware, onde considerou-se as técnicas mais adotadas por este tipo de ataque. Já no terceiro estudo de caso, pesquisou-se os dispositivos e protocolos vulneráveis em todo o mundo, com o objetivo estritamente acadêmico, verificando diversos protocolos vulneráveis que podem ser utilizados como bot. Desta forma, este trabalho permitiu identificar o impacto provocado por ataques DDoS e malware através de Árvores de Ataque, possibilitando aos analistas de redes, desenvolver meios para prevenção destes e planejar contramedidas para mitigar o impacto dos ataques. 

Mais informações
Pós-Graduação em Ciência da Computação 
(81) 2126.8430/4712

posgraduacao@cin.ufpe.br

Data da última modificação: 29/08/2018, 15:26