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Ciência da Computação promove amanhã (4) defesa de dissertação

Apresentação de Paulo Freitas de Araujo Filho acontece às 14h, na sala D224

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação promoverá amanhã (4), a defesa de dissertação de mestrado “Contributions to in-vehicle networks: error injection and intrusion detection system for can, and audio video bridging synchronization”, do aluno Paulo Freitas de Araujo Filho, orientado pelo professor Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo, do CIn. A defesa acontecerá às 14h, na sala D224 do Centro de Informática.

A banca examinadora será composta pelos professores Abel Guilhermino da Silva Filho, do Centro de Informática da UFPE; Eduardo Coelho Cerqueira, da Faculdade da Engenharia de Computação e Telecomunicação da UFPA; e Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo, do Centro de Informática da UFPE.

Resumo

Veículos são equipados com unidades de controle eletrônico (ECUs) responsáveis por executar tarefas tão simples quanto acender as luzes de freio, ou tão complexas quanto controlar as rodas de um carro elétrico. A troca de informações entre ECUs utiliza a Controller Area Network (CAN) e a Controller Area Network with Flexible Data Rate (CAN FD), com maior taxa de transmissão e carga útil, como principais e mais utilizadas redes intra-veiculares, pelo menos por enquanto. ECUs interconectadas devem trabalhar perfeitamente e interagir umas com as outras, bem como com outros componentes veiculares, de forma confiável, sendo então imprescindível testar e prever o comportamento dessas unidades em situações de erro. Para isso, um mecanismo de injeção de erro pode ser muito vantajoso para verificar várias situações de erro em cenários reais, que possam afetar a segurança do veículo. Além disso, atualmente, os carros também são equipados com tecnologias de redes que proveem conectividade com o meio exterior. Essa conectividade oferece inúmeras possibilidades em termos de novas aplicações e serviços a serem oferecidos, contudo, torna os carros sujeitos a ataques cibernéticos. É necessário então prover mecanismos de segurança para prevenir, ou ao menos detectar, ataques.Além das redes CAN e CAN FD, o advento da Ethernet 100BASE-T1 tem viabilizado uma grande gama de aplicações automotivas com maiores demandas de banda. A fim de usar a Ethernet para aplicações com requisitos temporais e determinísticos, uma série de padrões do IEEE, os quais juntos compõem o Audio Video Bridging (AVB), foi desenvolvida e proposta. O IEEE 802.1AS, por exemplo, é o padrão do AVB que define o generalized Precision Time Protocol (gPTP), responsável pela sincronização de nós em redes AVB. Nesse contexto, esta dissertação propõe contribuições tanto para as redes CAN/CAN FD, como também para a Ethernet automotiva. Para redes CAN, são propostos uma nova técnica de injeção de erros, para auxiliar em testes de validação em nível de sistema, e um sistema de detecção de intrusão baseado em algoritmos de aprendizagem de máquina. Para a Ethernet automotiva, é proposta uma implementação em hardware do protocolo gPTP que atinge os requisitos de precisão de nano-segundos, enquanto que também oferecendo detalhes de implementação necessários para futuras pesquisas sobre o protocolo em questão.

 

 

Data da última modificação: 03/07/2018, 17:32