Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Ciência da Computação realiza defesa de dissertação no próximo dia 6

A pesquisa tem orientação do professor Eduardo Antônio Guimarães Tavares

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE realiza defesa da dissertação de mestrado “Avaliação de SGBDs NoSQL em Ambientes de Nuvem Privada: Uma Abordagem Baseada em Modelagem Estocástica”, do aluno Matheus Dornelas Rodrigues. A defesa será no dia 6 deste mês, às 10h, no anfiteatro do CIn, no Campus Recife.

A pesquisa tem orientação do professor Eduardo Antônio Guimarães Tavares. A banca examinadora é composta pelos seguintes professores: Bernadette Farias Lóscio (UFPE/Centro de Informática), Gustavo Rau de Almeida Callou (UFRPE/Departamento de Computação) e Eduardo Antônio Guimarães Tavares (orientador, UFPE/Centro de Informática).

Resumo

Com o surgimento do Big Data, a necessidade de armazenamento e gerenciamento de grandes quantidades de informação se consolidou como algo fundamental para o crescimento e desenvolvimento de empresas. Nesse contexto, surgem os SGBDs NoSQL, que são mais indicados para lidar com grandes volumes de informação e gerenciar dados não estruturados, já que esses sistemas não possuem modelos de dados rígidas e nem utilizam a linguagem SQL. Muitos serviços de computação em nuvem adotaram os SGBDs NoSQL em seus serviços, mas a avaliação da qualidade de serviço (QoS) apresenta desafios adicionais para esses sistemas. Este trabalho apresenta uma abordagem baseada em redes de Petri estocásticas generalizadas (GSPN) para avaliação da performabilidade de ambientes de computação em nuvem privada que adotam um SGBD NoSQL como sistema de armazenamento. Os modelos são apresentados para estimar, conjuntamente, o rendimento e a disponibilidade, que são indicadores proeminentes de QoS. Experimentos são realizados para demonstrar a viabilidade prática da técnica proposta.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
(81) 2126.8430

Data da última modificação: 04/02/2019, 14:26