Web Content Display Web Content Display

Página atualizada em 13/09/2022

Os Polos de Apoio Presencial do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) funcionam com o suporte de locais estratégicos, espaços físicos mantidos por municípios ou governos de estado e que possuem uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância, de responsabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES). São nos Polos UAB que estudantes dos cursos a distância encontram um ambiente acadêmico de apoio para acompanhar os estudos e a realização das atividades presenciais. 

Esses espaços são parceiros fundamentais das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), pois é por meio deles que as Instituições operam em diversas regiões do país, ofertando cursos na modalidade a distância, nos níveis de graduação, pós-graduação e formação continuada. Mais do que unidades administrativas os Polos UAB são equipamentos fundamentais para a ampliação do acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, constituindo-se como lugares de referência em seus municípios, no que tange a produção e troca de saberes, contribuindo dessa forma para a ampliação dos horizontes locais, formando mão-de-obra qualificada e oportunizando o acesso ao ensino superior.

Os Polos UAB podem ser classificados como efetivos ou associados, a depender do mantenedor responsável pelo financiamento e manutenção da sua infraestrutura.

  • Polo Efetivo - quando a entidade mantenedora, responsável pela infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos, for um governo estadual ou municipal.
  • Polo Associado - quando a entidade mantenedora for uma IES integrante do sistema UAB. O Polo UAB associado geralmente localiza-se em um campus de uma IES.

Atualmente a UFPE possui dois Polos associados, cuja manutenção é de responsabilidade da Universidade. Eles funcionam no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), situado em Caruaru, e no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), situado em Vitória de Santo Antão, onde admitem utilização compartilhada da secretaria acadêmica, biblioteca, laboratórios e demais ambientes existentes nos Centros, com exceção da sala da coordenação do Polo, ambiente obrigatório e exclusivo.

Por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a UFPE está presente em todas as mesorregiões do estado de Pernambuco atuando em 22 Polos Efetivos e dois Polos Associados:

  • Mesorregião do São Francisco Pernambucano (Afrânio, Petrolina, Lagoa Grande e Dormentes);
  • Mesorregião do Sertão Pernambucano (Cedro, Ouricuri, Salgueiro, Tabira, Trindade, Santa Filomena, Triunfo e Sertânia);
  • Mesorregião do Agreste Pernambucano (Águas Belas, Caruaru, Gravatá, Limoeiro, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe e Surubim);
  • Mesorregião da Mata Pernambucana (Carpina, Palmares e Vitória de Santo Antão);
  • Região Metropolitana do Recife (Jaboatão dos Guararapes e Recife).

Nested Portlets Nested Portlets

Web Content Display Web Content Display

Nested Portlets Nested Portlets