Web Content Display
Página atualizada em 19/09/2024
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), contribui para a expansão e interiorização do Ensino Superior no estado, com os cursos de graduação, pós-graduação, extensão e aperfeiçoamento na modalidade a distância, ofertados nos Polos de Apoio Presencial.
Os Polos de Apoio Presencial são locais estratégicos, mantidos por municípios ou estados, com infraestrutura acadêmica, pedagógica, tecnológica e administrativa, que oferece suporte às atividades de ensino e aprendizagem dos cursos a distância. Esses Polos desempenham um papel importante na ampliação do acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, servindo como espaços de referência em suas comunidades. Nesses Polos, os estudantes encontram apoio para acompanhar os estudos e realizar atividades presenciais. Eles são parceiros fundamentais das Instituições de Ensino Superior (IES), permitindo que as instituições ofereçam cursos a distância em várias regiões do país.
Os Polos UAB são classificados como:
- Polo Efetivo: mantido por um governo estadual ou municipal, que é responsável pela infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos.
- Polo Associado: mantido por uma IES integrante do sistema UAB, geralmente localizado em um campus de uma instituição.
Atualmente, a UFPE possui dois Polos Associados, localizados no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) em Caruaru e no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) em Vitória de Santo Antão. Esses polos compartilham a infraestrutura disponível, como bibliotecas e laboratórios, exceto a sala da coordenação do Polo, que é um ambiente obrigatório e exclusivo da CAPES.
Em Pernambuco, seis instituições de ensino (UFPE, UPE, UFRPE, IF Sertão, IFPE e UNIVASF) e 32 Polos credenciados oferecem cursos a distância, conforme dados atualizados em junho de 2024 pelo SisUAB. A UFPE está presente em todas as mesorregiões do estado, operando em 27 Polos Efetivos e dois Polos Associados. Confira a localização dos Polos EaD UFPE no mapa de Pernambuco abaixo.
Mapa dos Polos
Estrutura Organizacional
Os Polos EaD UAB possuem uma equipe para garantir o funcionamento e o suporte necessários aos cursos ofertados, composta por:
- Coordenador de Polo: indicado pelo mantenedor do Polo;
- Assistente à Docência: indicado pelas Instituições de Ensino Superior (IES), dependendo da quantidade de alunos no Polo;
- Secretário(a) ou Apoio Administrativo;
- Técnico(s) de Informática: fornecidos pelo mantenedor do Polo;
- Técnico(s) para Laboratórios Pedagógicos: necessário caso o Polo disponha de laboratórios de biologia, química, física, ateliê de artes ou quadra poliesportiva;
- Pessoal de Segurança: opcional, dependendo da necessidade de proteção de equipamentos;
- Pessoal de Manutenção e Limpeza.
Coordenador de Polo
O Coordenador é um profissional graduado, responsável por administrar o Polo, cuidar da infraestrutura, e dar suporte tanto nas atividades de ensino quanto no acolhimento e manutenção dos alunos. Este profissional também garante o bom funcionamento do Polo, mantendo o diálogo com o mantenedor, as IPES e a DED/CAPES, para assegurar a continuidade do Programa Universidade Aberta do Brasil no município.
Principais atribuições do Coordenador de Polo
- Coordenar as atividades docentes, discentes e administrativas do Polo.
- Priorizar o uso da infraestrutura do Polo para as atividades da UAB.
- Participar de capacitações e atualizações.
- Elaborar relatórios semestrais das atividades do Polo para a UAB/DED/CAPES.
- Acompanhar as atividades presenciais e a distância.
- Gerenciar o recebimento de materiais e a distribuição de materiais didáticos aos alunos.
- Zelar pela infraestrutura do Polo.
- rticular o uso das instalações do Polo com as IPES e organizar o calendário das atividades dos estudantes no Polo.
Polos Associados
Nos Polos Associados, não é necessária a comprovação dos recursos humanos destinados, mas a indicação do Coordenador do Polo deve seguir as orientações da CAPES.
Para mais detalhes, visite o site da CAPES.
Estrutura Física
Os Polos EaD UAB devem possuir uma infraestrutura física que atenda às orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esses espaços são essenciais para o funcionamento adequado dos cursos a distância e incluem áreas gerais, de apoio e acadêmicas.
Espaços gerais
- Sala de Coordenação (obrigatório).
- Sala de Secretaria (obrigatório).
- Sala de Reunião (opcional).
- Banheiros com acessibilidade, conforme as Leis nº 10.908/2000 e nº 11.982/2009 (ao menos um feminino e outro masculino).
Espaços de apoio (obrigatório)
- Laboratório de Informática com instalações elétricas adequadas.
- Biblioteca física com espaço para estudos
Espaços acadêmicos
- Sala Multiuso: utilizada para aulas, tutorias, provas, videoconferências, entre outros.
- Laboratório Pedagógico: necessário se houver cursos que demandem esse tipo de espaço.
Os espaços acadêmicos podem ser disponibilizados por meio de convênios com outras instituições, desde que haja um Termo de Cessão de Uso que defina os dias e horários prioritários para o Polo EaD UAB. No entanto, é obrigatória a existência de pelo menos uma sala de aula ou multiuso nas instalações do Polo.
Polos associados
Nos Polos Associados, os alunos utilizam os espaços já existentes no campus, exceto a sala da coordenação do Polo, que deve ser providenciada.
Infraestrutura Tecnológica
Os Polos EaD UAB devem contar com:
- Computadores: no mínimo dez, mas em quantidade adequada ao número de alunos atendidos.
- Conexão à Internet: com velocidade adequada e Wi-Fi em todos os ambientes.
- Ferramentas Pedagógicas: como data-show, lousa (podendo ser digital), webcam e microfone para webconferências.
A infraestrutura do Polo pode ser utilizada por entidades públicas, desde que não interfiram nas atividades da UAB e haja comunicação prévia à DED/CAPES. O uso por entidades privadas ou com fins lucrativos é estritamente proibido.
Para mais detalhes, visite o site da CAPES.
Como ser um parceiro da UFPE
Para aprimorar a colaboração entre as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e os Polos UAB, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou no SisUAB, no módulo de Polos, a aba "Cursos Pretendidos". Nessa seção, os Coordenadores de Polos podem indicar a demanda por cursos específicos, possibilitando que essa necessidade seja atendida no próximo edital UAB a ser lançado pela CAPES.
O EaD da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) destaca que a indicação de cursos na aba "Cursos Pretendidos" não substitui o processo de articulação dos mantenedores dos Polos junto às IPES.
Solicitação de parceria com a UFPE
Os Polos interessados em firmar parceria com a UFPE devem enviar um ofício contendo as seguintes informações:
- Classificação do Polo: Polo Apto AA;
- Distância do Polo em relação aos municípios que atende;
- Estudo de demanda: nome, endereço e e-mail dos interessados nos cursos (planilha por curso);
- Estudo de empregabilidade: análise da empregabilidade na cidade para pessoas graduadas nos cursos, relacionado à entrada e manutenção no mercado de trabalho local;
- Quantidade de alunos matriculados no Ensino Médio: obtido junto à Secretaria de Educação do município;
- Quantidade de professores na Educação Básica: obtido junto à Secretaria de Educação do município.
Reoferta de cursos
Polos que já enviaram a documentação solicitada e desejam a reoferta de cursos devem encaminhar apenas o estudo de demanda atualizado (nome, endereço e e-mail dos interessados nos cursos) a cada solicitação.
Para mais informações, visite o site da CAPES.