Events Events

Back

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação promove defesa de tese

Apresentação será na sexta-feira (24), às 14h, no Centro de Informática (CIn)

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove a defesa da tese “Síntese de Programas via Localizador de Modelo”, do doutorando Alexandre Roberto de Souza Correia. A apresentação será nesta sexta-feira (24), às 14h, no anfiteatro do Centro de Informática (CIn), no Campus Recife.

O trabalho foi orientado pelo professor Juliano Manabu Iyoda e foi coorientado pelo professor Alexandre Cabral Mota. A banca da defesa também contará com os professores Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio (UFPE/Centro de Informática), Márcio Lopes Cornélio (UFPE/Centro de Informática), Gustavo Araújo Soares (Microsoft Corporation/Microsoft PROSE Team), Haniel Moreira Barbosa (UFMG/Departamento de Ciência da Computação) e Tiago Lima Massoni (UFCG/Departamento de Sistemas e Computação).

Resumo

Uma das finalidades de Síntese de programas é mecanizar a tarefa de programar, a partir da intenção do usuário (expressa de diferentes formas como pré/pós-condição, exemplos, sketches etc.). Há diversas abordagens de síntese de programas que costumam ser implementadas isoladamente: dedutiva, guiada por sintaxe, indutiva etc. Neste trabalho, descrevemos o PSMF, como uma abordagem (implementada como um sintetizador) que combina modelo de busca e programação genética. PSMF expressa a intenção do usuário em exemplos de entrada/saída (E/S exemplos) e soft sketch (ou seja, um conjunto de comandos que devem aparecer no programa sintetizado, mas são escritos em qualquer ordem). A saída gerada pelo PSMF é um programa imperativo de propósito geral. A combinação de síntese indutiva com programação genética permitiu o PSMF sintetizar programas com (ou sem) arrays, totalizando 16 programas (Max2, Max3, Max4, GCD, IntSqrt, Maj5, Maj8, Modu, Fact, Fib, aMax; aDouble; aSum, eCount, aBubSort e aSelSort) bem conhecidos nas comunidades de síntese de programas (Competição SyGuS, Programação Genética). Executamos avaliações empíricas do tempo de síntese desses 16 programas, constatando que o tempo médio variou e 5.0 seconds (Max2) até 15.9 minutos (Fib).

Date of last modification: 22/01/2020, 14:00