Events Events

Back

Pós em Ciência da Computação promove defesa de dissertação nesta quinta-feira (29)

A defesa será realizada via Google Meet, às 9h30

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE realiza, nesta quinta-feira (29), a defesa da dissertação de mestrado “Modelagem semântica usando soluções de Realidade Aumentada para dispositivos móveis”. O trabalho, produzido pelo discente Ricardo Luna da Silva, orientado pela professora Veronica Teichrieb e coorientado pelo professor João Paulo Silva do Monte Lima (UFRPE), será defendido às 9h30, via Google Meet.

A banca examinadora da dissertação será composta pelo coorientador e pelos professores Hansenclever de França Bassani (Centro de Informática/UFPE) e Bruno José Torres Fernandes (Escola Politécnica de Pernambuco/UPE).

Resumo

Aplicações de Realidade Aumentada geralmente utilizam uma técnica – ou um conjunto de técnicas – capaz de mapear, analisar, identificar e reconhecer o ambiente ao redor do usuário. A informação do espaço físico pode ser utilizada para adição de objetos virtuais, mapeamento ou localização no meio. A evolução no âmbito da computação, especificamente na perspectiva da capacidade de processamento e desenvolvimento de novas tecnologias, trouxe grandes contribuições para a área de reconstrução 3D, que é utilizada como suporte para a Realidade Aumentada. Conhecer uma forma ou conjunto de primitivas geométricas pode ser útil em várias aplicações para compreensão da cena e engenharia reversa. As primitivas são sólidos geométricos (por exemplo, esferas, cilindros e planos) que compõem o objeto ou um conjunto de objetos. Com a evolução do hardware em dispositivos móveis, as possibilidades de uso e informações obtidas em tempo real estão aumentando, permitindo um uso em campos que antes não poderia ser contemplado. Bibliotecas que utilizam esse tipo de hardware para o desenvolvimento de aplicações de Realidade Virtual e Realidade Aumentada estão sendo popularizadas. Esse trabalho utilizou nuvens de pontos geradas a partir de um dispositivo móvel utilizando o ARCore, biblioteca de Realidade Aumentada, como entrada para um algoritmo modificado a partir do Efficient RANSAC para efetuar a detecção de primitivas. Essa combinação demonstrou resultados significativos para detecção de primitivas como também evidenciou pontos de melhoria.

Date of last modification: 27/10/2020, 17:56