Curso de Educação Física - Licenciatura (CCS)
Sobre o curso Sobre o curso
O licenciado em Educação Física de ser formado para ministrar aulas de Educação Física no âmbito do sistema educacional brasileiro, bem como coordenar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, pesquisar, avaliar e executar programas, planos e projetos na área educacional, assim como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares, e produzir pesquisas, elaborar informes técnicos e pedagógicos nas áreas educacionais e pedagógicos nas áreas educacionais escolares.
- Vinculação (Depto/Centro/Pró-Reitoria): Departamento de Educação Física
- Centro (Localização do Curso): Centro de Ciências da Saúde
- Vagas oferecidas no Vestibular: 60 na 1ª Entrada e 60 na 2ª Entrada
- Turno(s): Manhã/Tarde
- Carga Horária: 2.970 horas
- Turno(s): Manhã/Tarde
- Duração do Curso: Mínima – 08 Semestres/Máxima – 14 Semestres
O Programa de Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco tem como missão a formação de profissionais licenciados e bacharéis, visando a:
- Construção de um conhecimento pedagógico, técnico e científico;
- Compreensão das relações existentes entre os conhecimentos biológicos, filosóficos, científicos, pedagógicos, técnico-funcionais e da cultura de movimento na intervenção do profissional de Educação Física nos seus diversos contextos;
- Compreensão dos fenômenos sócio-culturais, políticos e econômicos do país como forma de intervir qualitativamente nas mudanças sociais pelo exercício profissional e da cidadania plena;
- Produção e difusão de conhecimento, criação e desenvolvimento de novas tecnologias, buscando a qualificação da intervenção profissional;
- Atuação competente com vistas a promover a cidadania plena dos vários atores sociais, respeitando os indivíduos, suas necessidades, possibilidades, deficiências, limitações, as diversas etnias e os diversos grupos sociais;
- Atuação profissional dentro de parâmetros éticos na intervenção com o público-alvo, com profissionais da área e áreas afins;
- Conscientização da importância da manutenção do egresso em processos de educação continuada.
- Atuações amplas na sociedade como: Escolas, Clubes, Academias, Praias, Federações, Treinamentos dos diversos esportes, preparador físico, hospitais, pessoas com necessidades especiais e programas de qualidade de vida.
A Universidade Federal de Pernambuco-UFPE foi criada pelo Decreto Lei nº 9.388, em 20 de junho de 1948, sendo solenemente instalada sob o nome de Universidade do Recife. Desde a sua criação e ao longo de toda sua história, a UFPE cumpriu papel fundamental na promoção de ensino, pesquisa e extensão, que são os fundamentos basilares de atuação de uma Universidade.
A UFPE, em sua totalidade dispõe de 70 cursos de graduação, 12 Centros acadêmicos e 67 Departamentos, dentre os quais a Educação Física se localiza no Centro de Ciências da Saúde, no Departamento de Educação Física e a Coordenação do Curso.
O Curso de Educação Física e Técnico em Desportos foi criado no ano de 1972, pela então Profª. Carmem Monteiro, convidada especialmente para esse fim, pelo Pró-Reitor Prof. Dr. Armando Samico. Junto com o Curso veio a criação do Departamento de Educação Física.
A primeira turma colou grau no dia 19 de dezembro de 1975, às 20 horas, no Salão nobre da Faculdade de Medicina, presidida pelo Prof. Arthur Barreto Coutinho, Diretor do Centro da Saúde, representando o reitor na época, Prof. Paulo Frederico do Rego Maciel.
"Juro que, ao exercer a profissão de Professor de Educação Física, o farei com dignidade e competência, procurando contribuir para o desenvolvimento do homem, e em fiel cumprimento aos princípios da moral, da ética e da legislação pertinente. Assim juro."