Coordenação do Curso de Engenharia Naval

Destaques Destaques

Voltar

Desafio Universitário de Nautidesign - DUNA 2018

A Equipe Navícula, mais uma vez apresenta bons resultados na competição nacional de nautimodelismo, realizada na UFSC, campus Joinville, nos dias 29 e 30 de agosto de 2018.

As duas equipes da UFPE conquistaram o quarto e quinto lugar no resultado geral, entre 27 equipes participantes de diversas universidades do país.

O DUNA - Desafio Universitário de Nautidesign é um projeto criado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Campus Joinville, que consiste numa competição universitária inédita no Brasil e de abrangência internacional. O projeto DUNA, mediante a proposta de uma competição onde universitários são estimulados a desenvolverem e construírem um modelo funcional, em escala reduzida, de uma embarcação do tipo rebocador, tem por objetivo fomentar a geração de inovações na área de Engenharia Naval e estimular a interação entre alunos de engenharia, sobretudo, da área naval. Os modelos concebidos pelas equipes são então submetidos a uma série de provas, que ocorrem em vários dias, a fim de avaliar a qualidade de seu projeto e construção.

Foram dois barcos na competição: Lampião A (apelidado de Chico Science) e o Lamião B (apelidade de Leão do Norte). O Lampião A, que conquistou a quarta colocação geral, conquistou o oitavo lugar na prova de manobrabilidade, sétimo em Bollard Pull, segundo na prova de força e entre os 10 melhores em projeto. O Lampião B, que conquistou o quinto lugar geral, conquistou o terceiro lugar em manobrabilidade, sétimo lugar em Bollard Pull e ficou entre os 10 melhores em projeto.

A seguir algumas imagens da equipe e da competição.

 

Equipe Navícula chegando na competição

Preparação dos barcos

Prova de força

Prova de força

Lampião A - Chico Science e Lampião B - Leão do Norte

Preparando para a prova de Bollard Pull

Prova de Bollard Pull

Equipe Navícula

Prova de força

Prova de corrida

Prova de corrida

Prova de corrida

Prova de corrida

Os barcos da competição

Prova de cabo de guerra

Prova de cabo de guerra

Voltando para casa

Voltando para casa


Contato Contato

Coordenação
Coordenação da Naval
Escolaridade
Escolaridade da Naval
55 81 2126-8232

Coordenador
Adriano Dayvson Marques Ferreira
Vice-Coordenador
Demétrius Perrelli Valença

Localização Localização

Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Tecnologia e Geociências 
Prédio da Engenharia Mecânica, 2o andar
CEP 50740-550 - Recife - PE - Brasil