Normas para Submissão Normas para Submissão

AVISO SOBRE O RECESSO DO CEP UFPE

      

Em 2020, o CEP UFPE realizou 11 reuniões ordinárias e 23 reuniões extraordinárias, para apreciar projetos de pesquisa científica de graduação, pós-graduação, PIBIcs, Relatos de Caso e pesquisas relacionadas ao COVID 19. Durante o período da Pandemia, nossa equipe (Secretaria, Coordenação e membros relatores) reuniu esforços para conferir e analisar centenas de protocolos. Até o presente momento, foram apreciados 625 protocolos originais de pesquisa e foram emitidos  1399 Pareceres Consubstanciados.

 

Cumprindo de maneira célere todas as demandas encaminhadas esse ano, este CEP informa que entrará de recesso do dia 21/12/20 ao dia 15/01/20. Esse período contemplará férias de 2020 ainda não gozadas pela Secretaria e da Coordenação (em detrimento ao atendimento aos pesquisadores durante a Pandemia de 2020) e também o recesso anual da UFPE para acadêmicos e funcionários.

 

A Secretaria e a Coordenação agradecem a todos os nossos membros relatores, pela cooperação com vistas a analisar prontamente todos os protocolos que lhes foram encaminhados para relatoria, bem como pelas suas significativas contribuições durante todas as reuniões desse ano. Com a colaboração de todos, foi possível manter o CEP funcionando normalmente para atender ao público da melhor forma possível, cumprindo com louvor o nosso trabalho.

 

Comunicamos aos pesquisadores que, em janeiro de 2021, o atendimento ao público continuará sendo feito através da Plataforma Brasil (por meio de despachos das Respostas de Pendência, de solicitações de Emenda e de Notificações de Relatório Final, além da recepção de Protocolos Originais devidamente cadastrados para serem apreciados na reunião de Fevereiro - até serem completadas as vagas) e também através do email cephumanos.ufpe@ufpe.br. Os pesquisadores devem sempre acompanhar o trâmite dos seus protocolos através da Plataforma Brasil, para tomar as providências cabíveis, sejam correções apontadas pela secretaria ou pelos membros relatores. Os protocolos que forem enviados incompletos (descumprindo as instruções por falta de documentos obrigatórios) serão recusados, até que o pesquisador responsável atenda a todas as exigências documentais. Os protocolos que apresentarem a documentação completa, serão recebidos, validados e encaminhados para a próxima reunião com vagas. Os pesquisadores poderão confirmar o recebimento de seus protocolos quando observarem que o número do CAAE foi gerado na Plataforma Brasil. 

 

Para continuarmos prestando o trabalho de excelência, em consonância com as orientações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), ressaltamos que todas as informações para submissão de protocolos de pesquisa científica envolvendo seres humanos podem ser obtidas no Manual do Pesquisador. Os interessados devem elaborar seus Projetos de Pesquisa conforme a ABNT e certificar-se de que eles contêm todos os itens básicos de um projeto de pesquisa científico. Em seguida, é preciso organizar os documentos obrigatórios (pertinentes à metodologia que desejam empregar para a coleta de dados), fazer o cadastro do seu protocolo na Plataforma Brasil, encaminhá-lo ao CEP para apreciação e conferir constantemente o status do protocolo através do sistema.

 

O CEP UFPE - Campus Recife esclarece que anualmente recebe protocolos oriundos de 11 Centros Acadêmicos da UFPE, do Centro Acadêmico de Vitória e do Centro Acadêmicos do Agreste, além dos provenientes de instituições externas enviados diretamente pela CONEP. A demanda é grande e todos os protocolos são analisados pela ordem de chegada (após conferência e confirmação de que contêm todos os documentos obrigatórios). Portanto, é imprescindível a conscientização dos pesquisadores para elaborarem seus projetos com zelo e planejamento, para cadastrá-los com a devida antecedência, visando a apreciação e obtenção autorização para conduzir suas pesquisas em tempo hábil, que seja adequado aos seus interesses particulares.

 

Por fim, o CEP agradece a todos aqueles que se empenham em realizar pesquisas de qualidade, baseadas em evidências e relevantes para a Sociedade. Toda a nossa equipe agradece aos pesquisadores que compreendem a importância desse órgão interdisciplinar e que valorizam a nossa função de proteger, com respeito, os voluntários que aceitam participar de pesquisa científica.

 

      

 

NORMAS DO CEP UFPE

1. Os projetos de pesquisa apenas serão recebidos mediante o envio de TODOS OS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS exigidos (através da Plataforma Brasil), seguido da ENTREGA DA FOLHA DE ROSTO IMPRESSA NA SECRETARIA DO CEP, para que seja efetuada a conferência dos documentos postados pelos pesquisadores.

OBS: Protocolos incompletos NÃO serão recebidos para análise.

OBS: Todos os documentos anexados pelos pesquisadores deve estar de acordo com a Resolução 466/12 do CNS. Segundo a Norma Operacional 001/2013 da CONEP, estes documentos devem possibilitar o uso dos recursos "COPIAR" e "COLAR" em qualquer palavra ou trecho, para evitar possíveis transtornos.

 

2. O CEP só aceitará a entrega da Folha de Rosto por um membro da equipe de pesquisa. Só serão recebidos e validados os protocolos de pesquisa COMPLETOS (contendo todos os documentos exigidos pelo CEP e preenchidos de acordo com as instruções do MANUAL DO PESQUISADOR), após o seu envio pela Plataforma Brasil e entrega da Folha de Rosto impressa na Secretaria do CEP. Portanto, o fato de enviar o protocolo pelo sistema e entregar a Folha de Rosto não garante a recepção do projeto, caso a documentação esteja incompleta. Por este motivo é feita a conferência documental e os projetos só serão recebidos se estiverem em conformidade com as normas.

 

3. Este CEP NÃO analisará "Projetos Guarda-Chuva" ou "Projetos-Mãe", uma vez que a CONEP não reconhece distinção entre projetos e "sub-projetos". Portanto, cada projeto de pesquisa deve ser cadastrado de forma independente, de acordo com a sua finalidade (EX: TCC de Graduação, TCC de Residência, Dissertação ou Tese). O CEP e a Plataforma Brasil não emitirão pareceres nem reconhecerão "subprojetos" de "Projetos Guarda-chuva" ou "Mãe".

OBS: NÃO serão analisadas Emendas para inclusão de pesquisadores visando desenvolver partes de suas pesquisas de Residência, Mestrado ou Doutorado. Conforme o Sistema CEP/CONEP, cada projeto de pesquisa deve ser cadastrado individualmente.

 

4. O pesquisador principal tem total responsabilidade em acompanhar o trâmite do projeto cadastrado e só deve considerá-lo aceito para análise quando o nº do CAAE for gerado na Plataforma Brasil. Em seguida, deve ficar atento à data da reunião em que o seu projeto será analisado, a fim de acessar o resultado do PARECER CONSUBSTANCIADO e tomar as devidas providências.

 

5. Este CEP recebe projetos de pesquisa de Graduação e Pós-Graduação de toda a UFPE, além de outras instituições delegadas pela CONEP. Desta forma, é necessário submeter os projetos para a análise com antecedência, verificando o mês em que haverá vagas disponíveis e obedecendo a ordem de entrega das Folhas de Rosto na Secretaria. Só então os documentos serão conferidos e, se adequados, aceitos para apreciação.

 

6. Projetos de Pesquisa:

  • de Graduação e PIBIC: devem ser cadastrados pelos PROFESSORES ORIENTADORES, que devem cadastrar os seus alunos como ASSISTENTES da pesquisa, para que possam auxiliar no preenchimento do cadatro e resolver as questões da pesquisa no CEP.
  • de Pós-Graduação: devem ser cadastrados pelos próprios RESIDENTES, MESTRANDOS OU DOUTORANDOS, com os respectivos títulos dos seus TCCs, Dissertação e Tese.

OBS: Os pareceres só serão emitidos em nome do pesquisador responsável pelo cadastro do projeto na Plataforma Brasil.

OBS: O CEP NÃO ANALISARÁ projetos de pesquisa de CANDIDATOS  a vagas nos programas de pós-graduação (stricto e lato sensu). Dessa forma, só serão analisados e avaliados os projetos de pesquisa de estudantes JÁ VINCULADOS aos programas de pós-graduação da UFPE, com suas pesquisas, preferencialmente, aprovadas pela banca de qualificação do referido curso.