UFPE aprova resolução que permite criar cursos de pós-graduação a distância, não presenciais ou com atividades híbridas

Universidade também estabeleceu normas para distribuição e acompanhamento de bolsas de mestrado e doutorado

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), publicou resolução que estabelece as normas para criação e funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu (especializações) e stricto sensu (mestrado e doutorado) com atividades não presenciais, híbridas e a distância no âmbito da instituição. A resolução nº 04/2022 entra em vigor em 1º de março de 2022. Os cursos de pós-graduação presenciais também vão poder ofertar componentes curriculares de forma não presencial e/ou híbrida, respeitadas as normas vigentes da modalidade presencial.

Os cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu a distância devem seguir as normas vigentes aplicáveis a todos os cursos de pós-graduação lato sensu e programas de pós-graduação stricto sensu, os quais contam com o assessoramento da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital - SPREAD, responsável por articular todos os processos que envolvem o Ensino a Distância na Universidade. Dessa forma, os cursos devem ser desenvolvidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial da UFPE, sob o gerenciamento da Coordenação de T.I da SPREAD, e realizar o processo de admissão dos discentes, prioritariamente, por meios digitais. A entrega de atividades avaliativas também deve ser realizada, exclusivamente, pelo AVA da UFPE. Os projetos de criação dos cursos devem prever treinamentos para a coordenação, docentes e técnicos-administrativos que vão atuar nessa modalidade, quando eles não tiverem formação ou experiência prévia.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE, Carol Leandro, a aprovação da resolução foi uma decisão acertada da Universidade e acompanha grande parte das instituições do Brasil, que também, através de resoluções normativas, estão prevendo o formato híbrido e não presencial. “A previsão de atividades híbridas e não presenciais na pós-graduação é fundamental para que os programas acompanhem várias atividades que foram muito bem-sucedidas na pandemia como, por exemplo, a seleção de discentes, os colóquios, seminários, além da participação de pesquisadores estrangeiros e de outros centros do Brasil, de forma remota, em bancas de defesas de dissertação e tese de mestrado e doutorado”, explica a pró-reitora.

EAD na UFPE
A Educação a Distância na UFPE busca envolver o estudante nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Todos os cursos têm o acompanhamento da coordenação da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital - SPREAD, e de Pró-Reitorias como a PROGRAD e a PROPG, são ministrados através da plataforma Moodle com atividades diárias (fóruns, chats, e-mails, videoconferência). A SPREAD é uma unidade estratégica de gestão da UFPE, cuja missão é articular todos os processos que envolvem o Ensino a Distância na Universidade, por meio do assessoramento e apoio dos agentes envolvidos, bem como desenvolver e fomentar uma cultura conducente à paulatina transformação digital nos processos de ensino-aprendizagem na UFPE.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação: propg@ufpe.br

Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead