Núcleo de Estudos de Línguas e Discurso abre inscrições para estudantes de graduação da UFPE

Os interessados em realizar pesquisa científica sob a orientação de docentes pesquisadores membros do NELD têm até 11 de fevereiro para fazer a inscrição online

O Núcleo de Estudos de Línguas e Discurso (NELD), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), grupo de pesquisa sob a coordenação da coordenadora do curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa EAD, prof.ª dr.ª Marcela Vasconcelos, abre inscrições nesta terça-feira (1º), para seleção de novos membros, estudantes de graduação da UFPE interessados em realizar pesquisa sob a orientação de docentes pesquisadores do NELD.

Os interessados em participar do Núcleo de Estudos podem se inscrever até o dia 11 de fevereiro e devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação da UFPE relacionados às temáticas abordadas nas linhas de pesquisa do Núcleo, como os cursos de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa (presencial e a distância), Letras - Licenciatura em Língua Espanhola (presencial e a distância), Letras - Libras e Bacharelado em Letras; apresentar, no mínimo, nota 7,0 no coeficiente geral de desempenho, no histórico escolar; declarar ter interesse e disponibilidade para atuar no NELD; preencher o formulário eletrônico de inscrição e anexar cópia simples do histórico escolar (disponibilizado no Siga) e do Currículo Lattes atualizado em janeiro ou fevereiro de 2022; indicar a orientação de qual pesquisador e a qual linha de pesquisa do NELD tem interesse.

De acordo com o Edital, a quantidade de vagas e o perfil dos orientandos são definidos por cada pesquisador do NELD, e é possível, embora não obrigatório, indicar uma segunda opção de orientador e linha de pesquisa.

O estudante vinculado ao NELD precisa ser orientado na realização de pesquisas e trabalhos científicos por um professor pesquisador membro do NELD; participar apenas deste grupo de pesquisa, não ser vinculando a outros grupos; dedicar, no mínimo, quatro horas por semana às atividades solicitadas pelo orientador ou pela coordenação do Núcleo; participar das reuniões semanais ou quinzenais propostas pelo orientador ou pela coordenação do Núcleo; apresentar, juntamente com o orientador, as contribuições de sua pesquisa em eventos relevantes em sua área; realizar anualmente, juntamente com o orientador, no mínimo, uma publicação científica; e manter o Currículo Lattes atualizado.

Núcleo de Estudos de Línguas e Discurso
O NELD se dedica ao estudo de temáticas na área de Letras/Linguística, atuando nas linhas de pesquisa de Dimensão afetiva no ensino-aprendizagem de Espanhol LE; Discurso, interação e enunciação; Ensino e aprendizagem de Espanhol LE; Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa; Gramática: descrição, análise e teoria; Historiografia linguística; Tecnologia, cultura e usos da linguagem; Variação e/ou mudança linguística.

Cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela IES, as principais atividades do Núcleo compreendem o estudo e o desenvolvimento de pesquisas relacionadas às linhas de pesquisa citadas anteriormente; a organização de eventos científicos; a participação em eventos acadêmicos nacionais e internacionais; a publicação de trabalhos científicos em periódicos, anais de eventos e livros.

Prof.ª Marcela Vasconcelos marcela.regina@ufpe.br

Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead