Notícias Notícias

Voltar

Usuários do Portal de Periódicos têm acesso a conteúdo de economia dos séculos XV a XX

A plataforma contém mais de 62.400 títulos entre revistas científicas, livros, folhetins, panfletos, ensaios e outros documentos que acompanham o desenvolvimento do mundo ocidental através das lentes do comércio e do desenvolvimento econômico.

Por Alice Oliveira dos Santos, do Portal de Periódicos da CAPES.

Para os estudiosos de economia, é fundamental entender o contexto histórico de períodos marcantes registrados ao redor do mundo. A base de dados The Making of the Modern World reúne coleções de duas instituições significativas para a área – a Goldsmiths' Library of Economic Literature e a Kress Library. A cobertura* inclui assuntos como pensamento econômico, política financeira e monetária, socialismo inglês e francês primitivo, escravidão, história da ferrovia, temperança e condições do povo ocidental entre os anos de 1450 e 1914.

Usuários do Portal de Periódicos têm acesso a conteúdo de economia dos séculos XV a XX (Imagem: Gale)

O conteúdo faz parte do acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde a comunidade acadêmica brasileira que participa da biblioteca virtual tem acesso gratuito ao material. A plataforma contém mais de 62.400 títulos entre revistas científicas, livros, folhetins, panfletos, ensaios e outros documentos que acompanham o desenvolvimento do mundo ocidental através das lentes do comércio e do desenvolvimento econômico.

Além de cientistas ligados à Economia, o recurso contempla pesquisadores e estudantes de disciplinas das Ciências Humanas, como História, Geografia, Ciência Política e Teologia. Os títulos da base de dados estão em sua grande maioria em inglês, mas os usuários podem encontrar conteúdo em outros idiomas também, incluindo português. Algumas das palavras-chaves mais buscadas são: botões, energia, mulher, família, carvão, religião, música, entre outras.

A ferramenta de consulta da página permite buscas simples por termo, assunto, autor, título e documento, além de oferecer ao usuário a possibilidade de delimitar o ano de publicação dos registros. Há ainda outros recursos disponíveis, como pesquisa avançada, busca por autores, busca por obras, cronologia e histórico de pesquisas. Ao alcançar o resultado desejado, o pesquisador tem acesso a imagens de páginas digitalizadas para salvar, marcar, imprimir ou baixar. 

A gama de materiais de valor particular para a história econômica e social que compõe a plataforma The Making of the Modern World pode ser acessada por meio do link buscar base do Portal de Periódicos da CAPES.

*A cobertura disponível no Portal de Periódicos da CAPES inclui as partes I e II da base de dados. A parte I contempla os anos 1450-1850, com documentos sobre a dinâmica de riquezas e comércio ocidental. A parte II contempla os anos 1851-1914, com as mudanças econômicas do período, demonstrando os impactos da revolução industrial.