Ranking mundial classifica universidades com base em indicadores bibliométricos

UFPE ocupa a 10ª posição no ranking, com 1.969 publicações.

Por Alice Oliveira dos Santos, do Portal de Periódicos da CAPES

Ranking mundial classifica universidades com base em indicadores bibliométricos (Foto: Pixabay)Os indicadores bibliométricos têm sido evidenciados ao longo dos últimos anos para descrever o desempenho científico em inúmeros âmbitos. Por meio da aplicação de métodos estatísticos e matemáticos, esses recursos auxiliam a observação sobre a dinâmica e a evolução da informação científica e tecnológica de disciplinas, áreas, organizações e países. Uma das ferramentas estatísticas com essa abordagem indexadas no acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é o CWTS Leiden Ranking.

Compilado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (Centre for Science and Technology Studies – CWTS) da Universidade de Leiden (Holanda), o recurso é um ranking universitário global anual baseado exclusivamente em indicadores bibliométricos que incluem dados como número de publicações, citações por publicação e impacto por publicação. O CWTS Leiden Ranking também classifica as universidades por colaboração científica, incluindo outras instituições e parceiros da indústria.

O ranking de 2018* – que envolve o período de 2013 a 2016 – contém mais de 900 universidades e pode ser acessado por meio do Portal de Periódicos. A líder absoluta do ano é a Universidade de Harvard (Estados Unidos), com o número total de 33.045 publicações. A Universidade de São Paulo (USP) é a oitava colocada da lista, com 16.120 publicações contabilizadas, sendo quase oito mil registros da área de Ciências Biomédicas e da Saúde. Outras 20 instituições brasileiras compõem a classificação, de acordo com o gráfico:

Ranking de universidades brasileiras em 2018 (Fonte: CWTS Leiden Ranking)Além da seleção de indicadores bibliométricos, os usuários têm à disposição a visualização de resultados em três perspectivas – lista, gráfico e mapa. A mais conhecida, segundo o editor, é a exibição de lista tradicional, que permite classificar as universidades de acordo com um indicador selecionado. A visualização por gráfico apresenta as universidades em dispersão, para que o usuário explore o desempenho das instituições usando dois indicadores selecionados. O mapa, por sua vez, permite uma perspectiva geográfica sobre as entidades e seu desempenho.

Por meio da plataforma, o editor disponibiliza rankings a partir de 2011, enfatizando a importância de ter uma perspectiva multidimensional de performance das instituições acadêmicas e científicas. O CWTS Leiden Ranking é baseado exclusivamente em dados da Web of Science** – base de dados da Clarivate Analytics disponível no acervo da biblioteca virtual da CAPES. O acesso ao Leiden Ranking pode ser realizado por meio da opção buscar base.

*Consulta realizada em 25/09/2018 no CWTS Leiden Ranking

**Verificar o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para cada instituição.