Biblioteca Central recebe acervo do professor João Alexandre Barbosa

Memorial Denis Bernardes passou a abrigar mais de nove mil itens do pesquisador, ensaísta e crítico literário

Mais de nove mil itens da biblioteca do professor pernambucano João Alexandre Barbosa passaram a compor o acervo do Memorial Denis Bernardes, localizado no 2º andar da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A doação foi marcada por um evento na última sexta-feira (13) à tarde, que contou com a presença da também professora arte-educadora Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, viúva de João Alexandre e professora honoris causa da UFPE.

Ana Mae Barbosa destacou paixão do marido pelos livros, agora na BC

Ana Mae agradeceu a recepção imediata e afirmou que estava em busca de um espaço que tratasse bem os livros e desse uso a eles. “A paixão de João pelos livros era uma coisa incrível”, lembrou. “A biblioteca nasceu na Rua da Amizade em 1994 e nos acompanhou por toda a vida, então esta é uma volta para casa”, afirmou. João Alexandre foi pesquisador, ensaísta e crítico literário, além de ter sido professor das Universidades de Brasília (UnB) e de São Paulo (USP).

“Como guardiães do saber, não podemos deixar esses acervos se perderem”, disse o diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), Elilson Góis. “É motivo de orgulho tornar esse tesouro valioso disponível para a comunidade acadêmica.” O trabalho de catalogação já foi iniciado e as obras serão disponibilizadas para consulta aos poucos, segundo o bibliotecário Tony Bernardino. O acervo conta com o professor Maurício Carvalho como responsável científico.

“João Alexandre Barbosa deixou ideias interessantes por onde passou. A biblioteca fala pelo espírito dos seus formadores”, afirmou o professor Marcos Galindo, de Ciência da Informação. Também presente no evento, o diretor da Editora UFPE, professor Lourival Holanda, afirmou que a biblioteca contempla o núcleo da formação da atual geração de professores da UFPE. “Agora, ela vai ficar como centro de pesquisa para esta nova geração que está aí”.

MEMÓRIA – João Alexandre Barbosa foi pesquisador, ensaísta e crítico literário. Dedicou-se à criação do curso de teoria literária da Universidade do Recife, atual UFPE. Foi perseguido pelo regime militar, motivo pelo qual mudou-se para Brasília, onde trabalhou como professor de teoria literária na UnB. Após ter sido desligado da UnB, também por conta da política, foi morar em São Paulo, em 1966. Iniciou a carreira docente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), exercendo em 1980 a função de professor titular do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, ocupada até então pelo crítico e professor Antonio Candido (1918).

Ele assumiu em 1988 a direção da Editora da USP (Edusp). No ano seguinte, foi eleito diretor da FFLCH e ocupou o cargo de pró-reitor de Cultura e Extensão, em 1990. Foi responsável pela criação do Projeto Nascente, para promoção das atividades artísticas entre o público universitário; do Cinusp Paulo Emílio Salles Gomes, espaço dedicado à exibição cinematográfica; e da Comissão de Patrimônio Cultural da Universidade, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Foi autor de importantes estudos sobre a obra de poetas e escritores nacionais, como Murilo Mendes (1901-1975), Augusto Meyer (1902-1970) e João Cabral de Melo Neto (1920-1999). Ele faleceu em agosto de 2006 na cidade de São Paulo.

Memorial Denis Bernardes
mdb@ufpe.br