Confira edital de criação de novos cursos de mestrado e doutorado

Inscrições para encontro preparatório ocorrem entre 17 e 20 de fevereiro.

A Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) publicou no Boletim Oficial da UFPE o Edital Propesq nº 01/2020 - Propostas de Criação de Cursos Novos (APCN) – 2020. O edital estabelece procedimentos e prazos para apresentação de propostas de criação de pós-graduação stricto sensu para submissão à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em que a UFPE configure como instituição federal de ensino superior (IFES) proponente ou participante. Os programas de pós-graduação, departamentos, núcleos, centros e institutos da universidade podem submeter propostas nos níveis de mestrado acadêmico, doutorado acadêmico, mestrado profissional e doutorado profissional. As formas associativas da pós-graduação stricto sensu estão incluídas neste edital nos termos da Portaria Capes nº 214/2017.

Os interessados em apresentar propostas devem participar do encontro preparatório promovido pela Propesq em 11 de março. Os responsáveis devem realizar inscrição por e-mail (izadora.luna@ufpe.br) entre os dias 17 e 20 deste mês. Durante a reunião, uma equipe da Propesq vai apresentar as informações gerais sobre o processo de Avaliação das Propostas de Cursos Novos da Capes (APCN) e as principais diretrizes e tendências da coordenação para análise e abertura de novos cursos. Na confirmação da inscrição, serão informados o horário e o local do encontro.

Cumprida essa etapa de orientação, os responsáveis devem cadastrar e preencher a proposta na Plataforma Sucupira entre os dias 22 e 28 de abril. A etapa seguinte é formalizar processo eletrônico, através do Sipac, entre os dias 27 de abril e 6 de maio, com  documentação indicada no edital.

Depois da abertura dos processos, dentro do prazo estabelecido no cronograma, a proposta é avaliada tecnicamente pela equipe  da Propesq,  que  emite  parecer  técnico. Com a realização das adequações por parte dos proponentes, a Propesq encaminha o processo para análise de relator(a), um professor ou professora de área afim. Após emissão dos pareceres (técnico e de mérito), os processos são apreciados pelas Câmaras de Pesquisa e de Pós-Graduação (CPPGs), instância responsável pela recomendação das propostas em âmbito institucional. Na análise das propostas, são considerados o cumprimento do que está estabelecido no edital, as recomendações das áreas da Capes, a adequação do corpo docente e da produção acadêmica ao perfil do curso proposto e as condições de infraestrutura oferecidas para funcionamento do novo curso na unidade proponente.

Divisão de Programas de Pós-Graduação
Ceuline Medeiros ceuline.medeiros@ufpe.br | (81) 2126 7045