Programa de Incubação de 2023 do Polo Tecnológico da UFPE é lançado

Na cerimônia, os temas empreendedorismo, inovação e sustentabilidade tiveram destaque

Em evento realizado no Auditório Professor Ricardo Ferreira, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), a UFPE lançou o Programa de Incubação 2023 do Polo Tecnológico e Criativo da Universidade. Na ocasião, foi iniciada uma nova fase para os projetos de incubação de startups desenvolvidos no Polo Tec, com a graduação de três empresas que completaram o processo de incubação: XP Energy, Connect On e Reminera. Foram assinados acordos de parceria entre a UFPE e o Porto Digital, representado pelo presidente Pierre Lucena, e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), representando pelo diretor de Marketing, Osiris Cunha.

Foto: Raiane Andrade

Acordos de parceria foram assinados com o Porto Digital e o Itep

Na cerimônia, o tema empreendedorismo, inovação e sustentabilidade tiveram destaque no diálogo de abertura. O reitor Alfredo Gomes destacou a importância de a Universidade enxergar a potencialidade dos projetos inovadores, contribuindo para o avanço do diálogo e articulação com o meio acadêmico, bem como a sociedade em geral. Dessa forma, o reitor ainda ressalou que “ é preciso referenciar uma política que possa distribuir justiça social para fortalecer a trajetória de desenvolvimento”.

O diretor de Inovação e Empreendedorismo, Roberto Guerra, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), também enxerga o momento como fundamental para aproximar a Universidade de organismos responsáveis pela produção de inovação e tecnologia em Recife. Os acordos assinados, segundo ele, busca promover a “troca de instalações, a possibilidade de executar programas conjuntos na pauta de inovação, de empreendedorismo e de tecnologia”.

Pedro Carelli, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, sinalizou que o projeto do Polo Tecnológico atende a diversas áreas de conhecimento da Universidade. “Essa é uma oportunidade de expandir e consolidar ainda mais a nossa cidade como referência de inovação para o Brasil”, afirmou ele.

Atualmente, o Polo Tecnológico da UFPE atua estrategicamente no processo de difusão de tecnologia e pesquisa produzidas na Universidade enquanto promove uma nova geração de cientistas empreendedores. Tendo como setores prioritários de atuação a área de saúde, energia e sustentabilidade, o Polo incentiva a criatividade e ideias que sirvam para a melhoria da sociedade.

Estavam na mesa de cerimônia o reitor Alfredo Gomes, Roberto Guerra (Dine), Larissa Bruscky (cônsul interina do Reino Unido em Recife), Fabiana Delmondes (coordenadora de Empreendedorismo e Incubação), Pedro Carelli (pró-reitor de Pesquisa e Inovação), Osiris Cunha (diretor de Marketing do Itep), Pierre Lucena (presidente do Porto Digital) e Claudete Pereira (diretora do Centro de Ciências Exatas e da Natureza).

Data da última modificação: 29/03/2023, 15:49