Notícias Notícias

Voltar

Lançado Edital Facepe nº 02/2022 Credenciamento de Ambientes para Inovação em Pernambuco – Lócus de Inovação 2022

Interessados da UFPE em submeter proposta devem enviar e-mail para cap.propesqi@ufpe.br

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) lança o Edital Facepe nº 02/2022 Credenciamento de Ambientes para Inovação em Pernambuco – Lócus de Inovação 2022. O objetivo é credenciar ambientes para inovação no estado de Pernambuco, formados a partir de alianças estratégicas de instituições públicas e privadas que visem contribuir para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico de uma determinada região em um setor econômico específico em setores não atendidos na chamada 18/2020.

Para obtenção da Carta de Intenção da Instituição, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE solicita que os interessados em submeter proposta enviem um e-mail para cap.propesqi@ufpe.br, até o dia 14 de fevereiro, contendo as informações a seguir: título do projeto; nome do coordenador do projeto; instituições parceiras; setor econômico; Região de Desenvolvimento; resumo do projeto com até 1 mil caracteres. 

A submissão das propostas pode ser feita até o dia 14 de março. A proposta deve se enquadrar em um dos seguintes setores econômicos/temas: Agronegócios (Apicultura; Laticínios; Ovino-caprinocultura; Sucroenergético), Indústria de Transformação (Alimentos/bebidas; Acumuladores de energia; Produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos), Tecnologias e setores estratégicos (Inteligência artificial; Fotônica; Desenvolvimento de jogos eletrônicos), Tecnologias sociais (Tecnologias mitigadoras da desertificação, estiagem e seca; Tecnologias promotoras da agricultura de sequeiro) e Construção civil (Controle de obras; Novos (e/ou) reaproveitamento de materiais para construção civil; ESG na construção civil; Ensaios não destrutivos).

As Regiões de Desenvolvimento consideradas no edital são: Metropolitana, Mata Norte, Mata Sul, Agreste Setentrional, Agreste Central, Agreste Meridional, Sertão do Pajeú, Sertão do Moxotó, Sertão de Itaparica, Sertão Central, Sertão do Araripe e Sertão do São Francisco.

A faixa de financiamento é de até R$ 100.800,00 por proposta em BFI-03, para o coordenador. São itens financiáveis nesse edital uma Bolsa de Fomento à Inovação BFI-3 (de acordo com a tabela vigente) por ambiente de inovação credenciado, fixado o valor da parcela em R$ 4.200,00 por mês.

Serão credenciados até dez ambientes para inovação. As propostas a serem apoiadas pelo edital deverão ter seu prazo máximo de execução estabelecido em 12 meses, podendo ser renovável por mais 12 meses após apreciação do relatório parcial submetido e avaliado pela Câmara de Inovação da Facepe.

Destaca-se que coordenadores e equipes envolvidas nos projetos aprovados no Edital 18/2020 não estão aptos a concorrer nesta chamada, seja como coordenadores, seja como membros de equipe.

Mais informações
cap.propesqi@ufpe.br

Data da última modificação: 14/01/2022, 13:35