Navegação Navegação

Notícias Notícias

Voltar

Hortaliças, cultivadas através de técnicas desenvolvidas na Berso, são distribuídas na área de convivência do Departamento de Energia Nuclear da UFPE

Técnicas de compostagem e captação da água da chuva foram aplicadas no manejo da horta orgânica

Por Raiane Andrade

A Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso) da UFPE tem produzido e distribuído hortaliças orgânicas em sua horta comunitária e experimental, na área do Departamento de Energia Nuclear (DEN) da Universidade, onde está localizada. O manejo da horta conta com a aplicação de técnicas de compostagem, para a produção de adubo orgânico, e de captação da água da chuva, para a irrigação. Os principais alimentos orgânicos cultivados e distribuídos à comunidade acadêmica são alface, couve, manjericão, cebolinha, pimentão, pimenta, constituindo uma grande diversidade de hortaliças.

A horta comunitária é conduzida por discentes, docentes, servidores e outros colaboradores do entorno da UFPE. Eduarda Falcão conheceu o projeto por meio de uma visita técnica realizada durante a sua graduação em Ciências Biológicas/Ciências Ambientais na UFPE. Atualmente, ela integra a equipe e é responsável pela implementação de hortas e composteiras em pequenos espaços, utilizando o protótipo desenvolvido na Berso. Logo, trata-se de uma forma de incentivar a agricultura urbana, ao mostrar que é possível replicar os modelos de horta orgânica e compostagem em diversos ambientes.

Fotos: Raul Holanda

Entre os produtos estão alface, couve, manjericão, cebolinha, pimentão e pimenta

A Berso, coordenada pelo professor Rômulo Menezes, do DEN, desenvolve outras atividades referentes à gestão de resíduos gerados no Campus Recife da Universidade, como o biodigestor anaeróbico, responsável por acelerar o processo de decomposição de materiais orgânicos para produção de biogás e biofertilizantes, e a usina piloto de biodiesel, onde é feito o reaproveitamento de óleo de fritura para a produção de um biocombustível altamente sustentável. Além disso, há o sistema de captação da água da chuva, instalado com o intuito de coletar e armazenar águas pluviais para serem utilizadas nos processos de compostagem e biodigestão, assim como na irrigação da horta e de jardins.

Das leiras de compostagem presentes no pátio, a partir do processo de decomposição biológica de matéria orgânica na presença de oxigênio, é obtido o adubo orgânico. Patrícia Reis, pesquisadora na área da compostagem, explica que, para realizar o processo, são necessárias proporções de carbono e nitrogênio. Desse modo, o carbono é presente mais na folhagem seca, obtida nas podas e capinas, já a parte nitrogenada vem dos resíduos alimentares, provenientes dos restaurantes. Posteriormente, o material é misturado e conformado em leiras que serão submetidas a reviragens e umedecimento, visto que a compostagem precisa tanto de aeração quanto de umidade. Após alguns meses, o adubo obtido é peneirado para retirada de qualquer material inerte que possa vir a ter.

Adubo orgânico é produzido nas leiras de compostagem

O principal resíduo produzido na Universidade corresponde aos resíduos da biomassa, explica Rômulo Menezes. Antes do desenvolvimento do projeto da compostagem realizada na Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos, o material era mandado para o aterro sanitário, o que gerava custos, em torno de R$ 700 mil por ano na época, além de favorecer a emissão de gases de efeito estufa, devido à técnica utilizada. 

Agora, os projetos desenvolvidos na biorrefinaria são voltados para o aproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos por intermédio de práticas de gestão sustentáveis. “O nosso intuito é aproveitar esses resíduos da melhor forma possível e que seja viável, acima de tudo. Viável socialmente, economicamente e ecologicamente”, complementa o pesquisador Dário Primo.

VISITA GUIADA - Outros serviços oferecidos pela Berso compreendem a visita técnica e escolar, que consiste na visita guiada com especialistas da área de biorrefinaria, sendo possível conhecer as pesquisas desenvolvidas e a infraestrutura do local. Fora isso, há a doação de composto orgânico, desde que obedeça às seguintes regras: o material não deve ser utilizado para fins lucrativos, apenas para projetos sociais; é necessário trazer sacos para o armazenamento e pessoas para peneirar o composto, além de ter um veículo para realizar o transporte do produto doado. Para solicitar o agendamento de algum desses serviços, o interessado deverá preencher o formulário on-line disponibilizado no site da biorrefinaria

Mais informações
www.berso.org 
Instagram da Berso @bersoufpe

Data da última modificação: 31/01/2023, 16:00