Destaques Destaques

Voltar

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (PDP/UFPE) - 2021

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE
PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E QUALIDADE DE VIDA - PROGEPE
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL - DDP
COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA - CFC

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (PDP/UFPE) - 2021

O Decreto nº 9.991 de 28 de agosto de 2019 dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento.

Com base no decreto supra, compete às instituições vinculadas ao Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal – SIPEC, a elaboração do seu Plano de Desenvolvimento de Pessoal (PDP), com o objetivo de promover o desenvolvimento dos servidores públicos Federais nas competências necessárias à consecução da excelência das ações desenvolvidas.

Desse modo, o PDP obedece ao seguinte fluxo de desenvolvimento:

1.    Planejamento e elaboração para o período de 1 ano
2.    Publicação
3.    Execução e
4.    Avaliação em periodicidade anual (relatório de execução).

Vale destacar que as atividades relacionadas ao PDP, desde sua elaboração até a sua prestação de contas (relatório de execução), são realizadas conforme regulamentação, orientação, prazos e acompanhamento do Órgão Central do SIPEC, unidade responsável pela Gestão de Pessoas no âmbito do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC).

Assim, foi elaborado o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) – 2021 da UFPE, que descreve as necessidades de formação continuada dos servidores (técnicos e docentes).
Para a elaboração do PDP 2021, foram identificadas necessidades de desenvolvimento de pessoas a partir dos seguintes indicadores:

1.    Demandas apontadas nas avaliações de desempenho dos servidores encaminhadas pela CADMP (Coordenação de Desempenho e Movimentação de Pessoal);
2.    Planos específicos de capacitação elaborados por unidades que apresentaram o seu plano, tais como, Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), Auditoria Interna (AUDINT) entre outros que demonstraram o interesse.
3.    Demandas propositivas de desenvolvimento de ações de capacitações advindas das unidades;
4.    Metas institucionais estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
5.    Busca espontânea por  parte dos servidores por cursos que atendam a todos os ambientes organizacionais (línguas, Relações Interpessoais, Qualidade no atendimento, informática, Gestão, etc).

Com base nas necessidades levantadas a partir dos indicadores acima, foi construído o PDP/UFPE para o ano de 2021. As ações formativas previstas para o ano em curso, estão sendo executadas alinhadas aos objetivos institucionais (PDI da UFPE) estrategicamente pensadas para atender às necessidades identificadas.

Nesse sentido, destacamos que de acordo com a Instrução Normativa nº 21/2021, entende-se “necessidade de desenvolvimento” e “ação de desenvolvimento”, conforme descrição a seguir:

I - Necessidade de desenvolvimento: lacuna identificada entre o desempenho esperado e o desempenho atual, derivada da diferença entre o que o servidor (técnico e docente) deveria saber fazer/ser e o que ele sabe fazer/ser, com efeito sobre os resultados organizacionais;

II - Ação de desenvolvimento, capacitação ou treinamento regularmente instituído: atividade de aprendizagem estruturada para impulsionar o desempenho competente da atribuição pública em resposta a lacunas de performance ou a oportunidades de melhorias descritas na forma de necessidades de desenvolvimento, realizada em alinhamento aos objetivos organizacionais, por meio do desenvolvimento assertivo de competências.


Para o conhecimento do PLANO DE DESENVOLVIMENTO-PDP/2021 e da LEGISLAÇAO utilizada, acesse aqui:

UFPE / Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) - 2021

Decreto nº 9.991/2019 - Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNPD)

Instrução Normativa SGP-ENAP/SEDGG/ME nº 21/2021

 

Data da última modificação: 14/03/2022, 11:46

Contatos Contatos

Progepe
Luciana Luz e Beatriz Monteiro

Sala 146 da Reitoria da UFPE

81 2126.8150
Gerência de Curso e Concurso
Laís Maria, Samara Aragão, José Bione, Karoline Rodrigues e Luana Leite

Sala 144 da Reitoria da UFPE

81 2126.8618/8042
Gerência de Legislação e Controle de Processos
Cynara Moraes, Euter Vasconcelos e Kátia Silvana
81 2126 8112
Coordenação de Acumulação de Cargos e Empregos
Evandro Carneiro, Danielly Botelho, Maria Carolina e Gonçalo Ernesto
81 2126 8172
Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação
Marcelo Carlos, Daniel Victor, Felipe Cavalcanti e Newton Carlos
81 2126.8169

Equipe Equipe

Pró-Reitora
Brunna Carvalho Almeida Granja
81 2126 8150
Administração de Pessoal
Ellen Viana Vilar
81 2126.8170/8670
Desenvolvimento de Pessoas
Danielle Fabiola do Nascimento
81 2126.8698
Qualidade de Vida
Germana Barros Rodrigues
81 2126.8190