Notícias Notícias

Voltar

Projeto debate migração internacional por meio de podcasts

O projeto Rádio Migra é vinculado ao Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco

O mês de fevereiro é marcante para quem produz e trabalha com comunicação. No dia 13, é celebrado o dia do rádio, importante e pioneiro veículo de propagação de notícias e de entretenimento; e no dia 16 comemoramos o dia do repórter. Ambos, veículo e profissional da comunicação, são os responsáveis pela difusão de informação em uma sociedade cada vez mais bombardeada pelos novos meios. É essa importante junção que um projeto de extensão do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAC/UFPE) utiliza para levar, além dos muros da universidade, a pauta da migração.

O projeto "Rádio Migra - A construção de uma rádio migrante" produz podcasts que tratam da migração internacional, e está vinculado ao grupo de pesquisa "Migra - Migrações, mobilidade e gestão contemporânea de populações". A Rádio Migra atua em parceria com outro projeto de extensão, o "Cartografias Migrantes", e juntos desenvolvem a produção de programas pensados a partir de grupos de migrantes presentes em Pernambuco e das relações com a Economia, a Cultura, os Direitos Humanos, a Política, entre outros aspectos. A ação conta hoje com quatro estudantes de graduação, um de mestrado e um de doutorado em seu quadro de atuação. 

 

Rádio Migra realiza debates acerca da migração internacional em Pernambuco. Foto: Divulgação

A professora e coordenadora do projeto Sofia Zanforlin destaca  que as ações do projeto Rádio Migra têm contribuído para levar o conteúdo para além da sala de aula: “A experiência da extensão é, talvez, a mais horizontal. Somos todos aprendizes desse novo ofício de fazer podcasts. Além da realização e da aprendizagem técnica, o tema requer leituras prévias e discussões de como abordar as questões de forma comprometida e em busca de aprofundamento. É sempre um desafio que mobiliza a equipe”. 

A parceria com o projeto Cartografias Migrantes é fundamental para as pautas discutidas nos podcasts da rádio, uma vez que são os trabalhos de campo que dão contexto para a produção de entrevistas e do material utilizado, tudo isso entre os grupos de migrantes e instituições relacionadas à questão migratória em Pernambuco. Com a pandemia de Covid-19, o projeto precisou de ajustes por causa  das medidas de distanciamento social e trabalho remoto. A professora Sofia Zanforlin ressalta como a Rádio lidou com a situação: “Infelizmente, fomos afetados pela pandemia e tivemos que nos adaptar às condições atuais em que não podemos realizar as saídas para trabalho de campo, nem acessar os estúdios ou ter apoio técnico para realizar os podcasts. O primeiro semestre de 2020 foi marcado pela seleção de alunos bolsistas e voluntários para compor a equipe. No segundo semestre, com a equipe já completa, iniciamos reuniões semanais para fechar a pauta e fazer nosso primeiro programa”. 

 

Debate on-line realizado pelo grupo de pesquisa Migra. Foto: Instagram do projeto

A professora também comentou sobre os desafios técnicos em relação à gravação dos podcasts da Rádio Migra agora no período pandêmico: “Ainda em julho de 2020, sob a supervisão do professor Bruno Nogueira, os alunos tiveram uma oficina para que aprendessem a manejar programas no computador e alternativas para que pudéssemos fazer o podcast de maneira caseira. Em seguida, a equipe partiu para a produção: buscar fontes e especialistas para falar sobre China e Pernambuco”. O primeiro podcast do projeto “Rádio Migra - A construção de uma rádio migrante” será disponibilizado em breve nas mais diversas plataformas de áudio, como Spotify e Google Podcasts, e discutirá as relações históricas e contemporâneas da migração chinesa para Pernambuco. 

Então, para você que é fã de podcast e quer saber mais sobre a migração internacional no estado, fique ligado nas ações do projeto pelo Instagram oficial (@nucleo.migra).

Para mais informações:

Contato: szanforlin@gmail.com
Sofia Cavalcanti Zanforlin - Coordenadora

Data da última modificação: 25/02/2021, 11:02