XI Seminário do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPE e III Webnário da EJA acontece nos dias 24 e 25/11

Convidamos todos/todas/todes para o XI Seminário do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPE e III Webnário da EJA, que aborda o tema "Educação e Saúde nas Relações Étnico-Raciais: Movimentos de Resiliência e Resistência".

O evento ocorrerá nos dias 24 e 25 de Novembro, com transmissão pela plataforma do Google Meet. Em virtude do quantitativo de pessoas que a plataforma comporta, as inscrições são limitadas, então já corre pra fazer a inscrição! Aproveita e manda para aquele (a) amigo (a) que você conhece!

O link de acesso à sala de aula será enviado por e-mail cadastrado no momento da inscrição e haverá emissão de certificado para os participantes. Para se inscrever, acesse https://www.even3.com.br/xiseminariodoneabufpe/

A inscrição é feita em duas etapas: Depois de concluir a inscrição geral, no lado esquerdo da tela você deve clicar na opção PROGRAMAÇÃO. Ao fazer isso vai abrir todas as atividades, então você deve escolher a que não poderá comparecer e deve desmarcar a etiqueta verde “INSCRITO”, dessa forma a vaga ficará disponível para outra pessoa. Bem simples, são apenas 2 cliques!

Aguardamos sua presença no seminário! Divulguem e se inscrevam! Em caso de dúvida entrar em contato com o Neab através do e-mail oficial do evento: neab.ufpe@gmail.com ou do WhatsApp Oficial do NEAB/UFPE (081 95409846 | https://whats.link/neabufpe).

Confira abaixo a programação completa do evento

15h | Apresentação Cultural

Mestre Assis Calixto (Francisco de Assis Calixto Montenegro)

Eleito o nosso patrimônio vivo de Pernambuco e membro do Samba de Coco Raízes de Arcoverde. Junto ao Mestre, teremos a apresentação do Samba de Coco Eremi.

15h15 | Mesa de Abertura

16h | Mesa I  - Tema: A Saúde  da população Negra na Diáspora

Mediação: Rogério Saucedo Corrêa

Doutor em Filosofia pela USP, Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPE, Membro do NEAB-UFPE

Solange Rocha (Saúde da população negra no Século XIX)

Dra. em História pela UFPE. Profa no Dep. e no PPGH na UFPB. Integra o Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura no Nordeste Oitocentista e o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI/UFPB). Faz parte da Bamidelê: organização de mulheres negras na Paraíba.

Diego Francisco Lima (A relação entre os Movimentos Negros e o Estado durante a implementação da Política Municipal de Saúde da População Negra do Recife)

Graduado em Psicologia e Especialização em Saúde Mental Álcool e outras Drogas pela Faculdade Frassinetti do Recife. Cursou Mestrado em Saúde Pública pela Instituição Aggeu Magalhães (FIOCRUZ).

José Bento Rosa da Silva (As chagas da diáspora)

Vinculado ao PPGH da UFPE. Mestre em História pela PUC/SP. Doutor em História pela UFPE. Membro fundador do NEAB-UFPE. Membro do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas da UFSC e do Núcleo Afro Manoel Martins dos Passos Da Foz do Itajaí (SC).

Vera Baroni

Graduada em Direito pela UNICAP. Especialização em Direitos Humanos pela UFPB e Especialização em Saúde Coletiva pela UFBA. Atualmente trabalha com Assessoria Jurídica. Tem experiência na área de Saúde Pública e de Direitos Humanos. Ativista negra.

III Webnário da EJA

19h | MESA II - Tema: Educação de Jovens e Adultos e as Relações Étnicos-Raciais: políticas, epistemologias e práticas pedagógicas.

Mediação: Dayse Cabral de Moura

É escritora, ativista negra, com graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela UFPE. Atualmente é Profa. associada ao Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UFPE e Coord. do NEAB/UFPE.

Analise da Silva (Por quê tantos negros na EJA?)

Mestre e Dra. em Educação pela UFMG. Atualmente é Coord. da Linha de Pesquisa em EJA no PPG Mestrado Profissional Educação e Docência da UFMG; Atua no PPG Stricto Sensu em Educação. Profa. Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UFMG; Coord. do Núcleo de EJA da UFMG.

Joaninha Dias (Antirracismo na EJA: vivências de sala de aula)

Professora antirracista na Rede de Pública de Ensino, pedagoga formada pela UFPE, escritora, poeta, autora de atividades pedagógicas afrocentradas e ativista na luta diária contra o racismo, o machismo e a LGBTQIA+fobia

Natalino Neves da Silva (Contribuições da Educação Popular Negra para a EJA)

Graduado em Pedagogia, Doutor e Mestre em Educação pela UFMG. Prof Adjunto da Faculdade de Educação da UFMG, Dep. de Administração Escolar. Atua no PPG Stricto Sensu em Educação. Pesquisador na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação.

Valéria Cavalcante (Mulheres Quilombolas da EJA de Alagoas: Vidas, Memórias e Realidades)

Profa da CEDU/UFAL. Mestra e Dra. em Educação pelo PPG CEDU-UFAL. Coord. do Grupo de Pesquisa Educação, Currículo e Diversidades,Vinculada ao grupo de pesquisas Multidisciplinar em EJA. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Formação de Professores.

Data da última modificação: 18/11/2020, 10:12