Notícias Notícias

Voltar

Trupe Circuluz e Nutrua - UFPE abrem inscrições gratuitas para oficina sobre o corpo como brinquedo no Teatro de Rua

O projeto Circularidade: A formação em grupo no Teatro de Rua de Pernambuco abre inscrições gratuitas para a oficina "O corpo como brinquedo em movimento no Teatro de Rua”, que irá acontecer nos dias 02 e 03 de outubro, das 14h às 17h, no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. A oficina acontece de forma presencial e serão ofertadas 10 vagas. É necessário ser maior de 15 anos e ter experiência mínima com artes cênicas. A iniciativa é da Trupe Circuluz em parceria com o Nutrua - Núcleo de Estudos em Teatro de Rua da UFPE e conta com o incentivo do Funcultura.

A vivência é destinada a atores, atrizes, artistas de rua, circenses, palhaços, brincantes, pesquisadores, coletivos e grupos e irá propiciar um espaço de troca e compartilhamento de experiências acerca do Teatro de Rua e suas potencialidades artísticas, a partir das experiências vivenciadas pela Trupe Circuluz durante sua trajetória. 

 

Divulgação: Trupe Circuluz

Durante a oficina os participantes irão experimentar o corpo como brinquedo a ser trabalhadas na cena, experiências de uma corporeidade fundamentada nas tradições populares de matriz africana, praticadas no Nordeste brasileiro, percebendo o espaço da roda enquanto um dos elementos cênicos para a rua e a chegada do cortejo tradicionalmente feitas dos artistas de rua. 

Projeto Circularidades

O projeto Circularidades: A formação em grupo no Teatro de Rua de Pernambuco tem o objetivo de analisar, divulgar e fomentar os processos pedagógicos de formação das atrizes e atores nos núcleos dos grupos de Teatro de Rua em Pernambuco por meio de oficinas e debates. A iniciativa é da Trupe Circuluz de Olinda em parceria com o Nutrua - Núcleo de Estudos em Teatro de Rua da UFPE e conta com o incentivo do Funcultura.  Ao final será criado uma revista online com artigos produzidos, a partir da experiência vividas no projeto e disponibilizada de forma gratuita. Saiba mais sobre o projeto abaixo.

Trupe Circuluz

A Trupe Circuluz foi criada em Olinda-PE há 11 anos de estrada, utilizando como universo de criação e encenação o Circo, o Teatro de Rua, Cultura Popular, como campos integrados para a criação. O grupo busca constantemente a interlocução com o público e a arte pública. As ruas são tomadas por nossas criações como espaços de construção de encontros, “ludi-cidade” e arte.  

Os Integrantes da Trupe são em sua maioria artistas da periferia e integrantes de comunidades tradicionais de terreiros, portanto nossos trabalhos tem relação direta com nossas afetividades culturais e territórios, atualmente compõem a Trupe: Janilson Puran – Ator, Estudante de Pedagogia e Palhaço; Iure Lira - Palhaço, artesão, percussionista, Marília Vilas Boas – Atriz, Palhaça e artesã. Márcio Silva – Dançarino popular, Ator, Diretor e escritor; Raquel Franco – Atriz, Palhaça, Diretora. 

Faça sua inscrição - https://bit.ly/3i3yws3

Informações: (81) 98427-6877

Data da última modificação: 28/09/2021, 11:53