Notícias Notícias

Voltar

Projeto oferece apoio pré e pós parto a gestantes na maternidade do Hospital da Mulher do Recife

Situação socioeconômica, ausência de amparo emocional, falta de conhecimento e acesso a seus direitos. São muitas as questões enfrentadas por gestantes em situação de vulnerabilidade, com repercussões em sua saúde física e mental justamente durante a gestação, um momento que por si só já é tão delicado.  

Para que as gestantes expostas a essas e outras questões possam passar por esse momento da melhor forma possível, é fundamental que recebam apoio de profissionais, uma iniciativa que o projeto de extensão da UFPE “Ações de Acompanhamento em Gravidez de Vulneráveis” ajuda a pôr em prática.

Como proposta o projeto pretender identificar as condições  de vulnerabilidade, a ausência de acolhimento sociocultural, durante a gestação, enfatizando as iniciativas coletivas que buscam a interação a fim de fortalecer a mulher como cidadã, consciente dos seus direitos na construção da inclusão e de sua emancipação.  

A equipe do projeto é formada por professores e estudantes dos cursos de ciências da saúde e biológicas da UFPE e atua na maternidade do Hospital da Mulher do Recife, oferecendo acolhimento de diversas formas a gestantes, puérperas (em resguardo) e mães atendidas no hospital.

As ações do projeto incluem orientação terapêutica para as acolhidas, visando, segundo os organizadores, “restaurar a autoestima e a confiança das mesmas”, buscando minimizar sua vulnerabilidade. Para tanto, a equipe também promove oficinas, palestras e rodas de conversa com as gestantes sobre temas como, desenvolvimento embrionário e direitos sexuais e reprodutivos.

Durante a pandemia, a iniciativa está atuando de modo majoritariamente virtual, através de reuniões e produção de artigos e resumos, com algumas idas para a maternidade. Além das atividades de extensão, também está ligado ao projeto a produção de pesquisas científicas sobre características biológicas e condições de saúde das gestantes.
 
A equipe também atua na organização do CISM VII, o VII Congresso Internacional Multiprofissional em Saúde. O evento acontecerá esse ano na modalidade online, de 27 a 29 de Novembro, e contará com palestras, minicursos e cursos, para promover discussão entre os extensionistas com a comunidade científica e divulgar as das atividades de extensão realizadas no projeto.

Mais informações/inscrições de discentes/contato:

falbabernadete@gmail.com (Coordenadora do projeto)

 

Data da última modificação: 14/10/2020, 09:41