Notícias Notícias

Voltar

Projeto LIKA nas Escolas realiza ações de educação e prevenção de doenças em escola pública recifense

O projeto de extensão “LIKA nas escolas: educação em saúde para práticas conscientes” atua diretamente na integração entre universidade e sociedade em busca da promoção da saúde. A iniciativa do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA/UFPE) organiza ações de educação e prevenção de doenças com alunos do ensino médio da rede pública.

O “LIKA nas Escolas” busca realizar intervenções de diálogo e palestras sobre sífilis, HIV, Hepatites B e C e HPV na Escola Professor Leal de Barros no bairro do Engenho do Meio, em Recife. O projeto também distribuirá material informativo fornecido pela Secretaria de Saúde de Pernambuco e preparado pelos extensionistas participantes. 

A iniciativa também pretende organizar visitas dos estudantes ao LIKA, com espaço para apresentação de projetos de ciência e tecnologia feitos por eles. Os testes sorológicos das doenças abordadas estarão disponíveis para os estudantes, que receberão o devido encaminhamento médico de acordo com os resultados. 

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o projeto ainda não iniciou suas atividades presenciais nas escolas ou no LIKA, mas está realizando a conscientização de forma remota, em seu perfil no Instagram. Na rede social, são feitas publicações informativas diárias, quizzes sobre os temas do projeto e futuramente, serão transmitidas lives pelo mesmo meio. 

Participam do projeto como bolsistas ou voluntários alunos da UFPE dos cursos de saúde e também de outras áreas. O projeto cumpre um importante papel para os estudantes de saúde, contribuindo para a qualificação dos mesmos sobre os métodos de prevenção das infecções abordadas durante o exercício da profissão. 

O projeto é uma iniciativa do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami da UFPE (LIKA/UFPE) sob a coordenação do Prof. Dr. José Luiz de Lima Filho e da Profa. Dra. Isabella Macário Ferro Cavalcanti. Para mais informações, acesse o perfil do Instagram do projeto: @likanasescolas

Data da última modificação: 30/07/2020, 16:34