Projeto democratiza o ensino-aprendizagem de espanhol em unidade do Compaz

Uma das línguas mais faladas no mundo, atualmente, é o Espanhol, ficando atrás apenas do Chinês. Com o crescimento da globalização, a importância do conhecimento de línguas e culturas estrangeiras está cada vez mais marcada. E devido a ampliação das relações econômico-culturais com países que têm como língua materna o Espanhol, o conhecimento do idioma torna-se um diferencial não só profissional, como também social.

Partindo dessa ideia, o projeto de extensão “Espanhol nas Bibliotecas ano II: o mundo em espanhol para crianças”, coordenado pela Profa. Dra. Cristina Corral Esteve, do Departamento de Letras, da UFPE, promove o acesso com a língua espanhola e suas culturas a crianças da comunidade atendida pelo Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, Região Metropolitana do Recife.

O projeto é voltado para estudantes do curso de Letras Espanhol, da UFPE, e tem como um dos principais objetivos contribuir para a formação dos alunos enquanto futuros professores de línguas. Entre as atividades desenvolvidas estão: discussões, leituras, planejamentos, oficinas, desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, entre outros. O Espanhol nas Bibliotecas também visa dialogar com outros projetos e atividades que são desenvolvidos no Compaz atendido, objetivando favorecer a interdisciplinaridade e interprofissionalidade.

Outra proposta do projeto é aumentar a possibilidade de criar ambientes de reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem no âmbito do ensino de línguas para crianças em outros espaços educativos, que não apenas a escola regular. Assim, os estudantes extensionistas têm a oportunidade de mobilizar variados elementos para refletir e desenvolver materiais adequados para suas práticas docentes.

Ficou interessado no projeto? Entre em contato com a equipe do Espanhol nas Bibliotecas:
E-mail: corrale12@hotmail.com

Data da última modificação: 03/08/2020, 14:05